O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) ganhou um novo polo em Tefé, distante 523 km de Manaus, anunciado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) neste sábado (16/03). A inauguração, realizada no Ginásio Walter Cabral, contou com a presença dos novos atletas e moradores locais.
“Trazer o Pelci para Tefé significa investir no futuro dos nossos jovens. Estamos promovendo atividades físicas, lazer e abrindo portas para que crianças e adolescentes possam sonhar mais alto. O esporte é um veículo de transformação social, educação e qualidade de vida para muitos amazonenses”, destacou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.
Atendendo à região do Médio Solimões, o novo polo oferecerá mais de 500 vagas para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Os novos atletas receberam uniformes personalizados do programa, além de equipamentos como bolas e redes, que auxiliarão no desenvolvimento de modalidades como futebol de campo, futsal, basquete, skate e jiu-jitsu.
Leia mais
Rio bate recorde de calor com sensação térmica com 60,1ºC
“O projeto Pelci está no seu oitavo município, e temos o compromisso de buscar revelar vários atletas para que possam despontar no cenário nacional”, ressaltou Eric Tinoco, gerente do Pelci, enfatizando o apoio do governador Wilson Lima e do secretário Jorge Oliveira.
Lançado em 2022, o Pelci visa incentivar atletas desde a base até o profissional e já beneficiou mais de 15 mil atletas no Amazonas, sendo considerado o maior programa socioesportivo do Brasil. A paratleta de halterofilismo Maria de Fátima, natural de Tefé e próxima de uma vaga nos Jogos Paraolímpicos de Paris 2024, expressou sua empolgação com o potencial de desenvolvimento dos talentos locais.
“Agradeço ao Governo do Estado por oferecer oportunidades aos jovens de Tefé. O Pelci está aqui para possibilitar o surgimento de atletas internacionais da região. Eu saí daqui. Por que não pode sair outra?”, enfatizou Maria de Fátima.
O fomento às atividades esportivas no interior do estado tem sido uma prioridade do Governo do Amazonas, como parte de uma estratégia voltada para a promoção da qualidade de vida, inclusão social e detecção de potenciais talentos esportivos.