O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou que o estado está à disposição e preparado para realizar o velório do ex-governador Amazonino Mendes. Ele faleceu no domingo, dia 12, em São Paulo, onde estava internado.
Lima afirmou:
“Eu coloquei o Estado à disposição para que sejam feitas todas as honras que merecem um chefe de estado. O espaço onde esse velório deve ser realizado, um carro do Corpo de Bombeiros, com todas as honras militares. Mas, é claro, isso também é uma decisão da família e o Estado vai apoiar”.
Leia mais:
Bumbódromo de Parintins pode voltar a se chamar Amazonino Mendes
Lula sobre Amazonino: “Se dedicou à vida pública até o fim”
No entanto, ainda não há definição sobre onde será realizado o velório do político. Por ser um ex-chefe do governo estadual, Amazonino pode ser velado no Palácio Rio Negro, na Avenida 7 de Setembro, Centro de Manaus, onde funcionou por muitos anos a sede do executivo e a residência oficial do governador. Outra possibilidade para o velório são os salões nobres da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), inaugurada por ele em 2001.
A família do ex-governador, porém, já informou que o corpo está sendo embalsamado e que deve chegar em Manaus na próxima quinta-feira, por volta das 12h, para ser velado por dois dias.
Os familiares também já decidiram que Amazonino será cremado em crematório de Manaus.
Amazonino tinha 83 anos e era natural de Eirunepé. Foi quatro vezes governador do estado, três vezes prefeito de Manaus e exerceu também mandato de senador da República.