Em visita ao município de Itacoatiara nesta segunda-feira (9), o governador Wilson Lima anunciou o repasse de R$ 1,1 milhão para subsidiar ações no município afetado por uma forte chuva no domingo (8), que deixou cerca de 800 famílias prejudicadas.
O governador esteve acompanhado do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, e do coronel Francisco Máximo, titular do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomandec), onde acompanhou os trabalhos e visitou as áreas mais afetadas com alagamentos.
“Desde ontem que o nosso pessoal está aqui e eu estou vindo hoje, pessoalmente, acompanhar essas ações, e entender de que forma o Governo do Estado pode estender essa mão amiga para ajudar essas pessoas. É importante nesse momento que a gente possa garantir abrigo para aqueles que ficaram desabrigados, garantir comida, água potável e o que mais for necessário”, ressaltou o governador.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, estima-se que, em média, 840 famílias foram afetadas, com até 4,2 mil pessoas que tiveram suas casas atingidas por alagamentos e prejuízo de, pelo menos, 25 famílias desabrigadas.
Wilson Lima realizou a entrega de cestas básicas para os afetados pela chuva e informou que o recurso do Governo do Estado será repassado à Prefeitura Municipal para a compra de itens de necessidades básicas, como kits de higiene pessoal, kits de limpeza, madeiras para a construção de pontes, botijas de gás, e outros itens.
Além disso, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) enviou duas cadeiras de rodas, que foram entregues a cadeirantes afetados pela subida das águas.
Veja mais:
Vídeo: Amazonino Mendes oficializa pré-candidatura ao Governo do Amazonas
Advogado alerta sobre novo capítulo da guerra fiscal envolvendo a ZFM
Novo auxílio
Wilson Lima também regulamentou o Auxílio Enchente para atender famílias prejudicadas por desastres naturais e tecnológicos no estado, como a cheia dos rios. No valor de R$ 300, o benefício em parcela única vai apoiar a população que reside em áreas diretamente atingidas, em municípios em situação de emergência e calamidade pública.
O decreto com a regulamentação foi encaminhado para publicação, nesta segunda-feira (9). Para receber o Auxílio Desastre, o cidadão precisa residir dentro da área afetada pelo desastre, tendo sofrido diretamente as consequências do fenômeno natural.
O benefício é destinado a pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos, limitados a um contemplado por núcleo familiar.
Rodovia AM-010
Durante a forte chuva que atingiu o município de Itacoatiara, uma parte da rodovia AM-010, que interliga o município à capital, ficou comprometida. Segundo o governador, equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) foram encaminhadas ao local, ainda na madrugada desta segunda-feira, para realizar reparos emergenciais.
“A gente tem um período complicado agora, porque é um período chuvoso, então é difícil a gente tocar obras, mas nós já encaminhamos as máquinas, estão chegando inclusive com brita, a gente tem pá mecânica, escavadeira e até o final do dia aquele trecho mais complicado estará mais trafegável”, disse o governador.
Saúde
Para amenizar os danos causados pela forte chuva, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enviou para o município 5 mil frascos de hipoclorito e 50 ampolas de soro antibotrópico contra mordedura de serpentes. Além disso, a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) realiza o levantamento dos insumos a serem enviados a partir da solicitação do Município.
*Com informações da assessoria