30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Exclusivo: MP e PC investigam denúncias de poluição sonora em Autazes

Publicado em:

- Anúncio -

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) em parceria com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 39ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Autazes, solicitam registros de boletins de ocorrências denunciando poluição sonora na cidade.

O pedido é através de um vídeo enviado a equipe da Rede Onda Digital, onde o promotor do MPAM, Carlos Firmino e a delegada Ivone Azevedo, titular da unidade policial, divulgam a parceria com ‘modo de ação’ em combate a perturbação do sossego e poluição sonora daquele município (a 113 quilômetros de Manaus).

No vídeo as autoridades reforçam a importância de registrar o boletim de ocorrência, para formalizar denúncias na Justiça do Amazonas. Segundo o promotor do MP, bares são os maiores responsáveis pelo crime ambiental.

”Nós sabemos que a muitos bares que estão se excedendo, tanto no volume alto quanto no horário. Então estamos pesquisando juridicamente, e a Polícia Civil e o Ministério Público, Polícia Militar e Guarda Municipal, vamos até o final do ano combater o som alto. Se você tem alguma reclamação venha fazer o boletim de ocorrência, porque esse é um crime ambiental e entra em contravenção penal, e depois nós temos esse documento próprio para podermos agir”, finalizou o promotor de Autazes, passando a palavra para a delegada titular. 

 


Leia mais:

Manaus volta a ter voo direto para Lisboa: Wilson Lima fala sobre ampliação de rotas internacionais

Ministério Público do Rio de Janeiro quer punição máxima para assassinos confessos de Marielle Franco


A delegada Ivone Azevedo, explicou que a ação também tem o objetivo de controlar aparelhos de som gigantes de veículos, os famosos ‘paredões’. Além de informar que os condutores de motocicletas, que retiram o escapamento da moto para realizar uma espécie de exibição em frente aos bares, causando grande ‘barulho’, estão sujeitos a penalidades.

”O crime é poluição sonora e pode resultar em flagrante, tanto pego em posto com paredões quanto naquelas motos que ficam fazendo barulhos na madrugada. Vai ser apreendido o veículo, vai ser retirado o som do carro e aplicado uma fiança e talvez uma multa”, reforçou a delegada titular do município.

Segundo informações a população denuncia a poluição sonora somente através do 190 acionando a Polícia Militar para o local e realizando o pedido de baixar o volume. Moradores estão com medo de denunciar na delegacia, devido a uma suposta ligação do tráfico de drogas e os donos desses aparelhos de som.

No dia 30 de outubro foram realizadas blitzes em locais estratégicos do município para desmantelar encontros de paredões, apreender motocicletas adulteradas e veículos decorrentes de roubos e furtos, além de deter motos barulhentas (possivelmente adulteradas). Durante a abordagem, foram apreendidas seis motocicletas com adulteração de sinal identificador.

Segundo a autoridade policial, a ação continuará sendo realizada uma vez por mês. Dessa forma, a Polícia Civil do Amazonas, em conjunto com outros órgãos de segurança, buscará reduzir a poluição sonora no município, que afeta principalmente os idosos.

A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente, afetando a saúde física e mental da população. O som alto afeta não só o bem-estar do cidadão, como também causa danos à sua saúde física e mental, mesmo que ele não se aperceba disso ou acredite não ser afetado.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -