Raimundo Chico, ex-prefeito de Anamã, no interior do Amazonas, foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (21/5), devido à sua associação com o Comando Vermelho e envolvimento na rota do tráfico de drogas que liga o Amazonas ao Rio de Janeiro.
A “Operação Rota do Rio” está cumprindo 99 mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pará. A ação visa indivíduos e entidades suspeitas de fazerem parte do braço operacional e financeiro do Comando Vermelho.
As investigações apontam que Raimundo Chico, durante seu mandato, lavava dinheiro para a facção criminosa, utilizava recursos do tráfico em suas campanhas eleitorais e tinha participação ativa nas atividades do Comando Vermelho em Anamã. Um frigorífico de sua propriedade foi identificado como meio para movimentar o dinheiro ilícito.
Saiba mais:
- Lula, Pacheco e Lira participam da ‘Marcha dos Prefeitos’, que começa nesta terça-feira em Brasília
- Servidor da Prefeitura e ex-vereador de Anamã é preso por estupro de menina de 8 anos, no AM
Histórico Político
Raimundo Chico foi prefeito de Anamã por dois mandatos, eleito pelo PCdoB em 2012 e pelo MDB em 2016. Sua última candidatura foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico, resultando em sua inelegibilidade por dez anos. No entanto, Chico ainda ocupa um cargo de “diretor” na prefeitura de Anamã, apesar das restrições impostas pelo TSE.
*com informações do Metrópoles