Estudantes amazonenses participam de conferência nacional de Meio Ambiente em Goiás

(Foto: Divulgação)
A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) reuniu, entre os dias 6 e 10 de outubro, em Luziânia (GO), cerca de 800 participantes de todo o país para discutir sustentabilidade, educação ambiental e o papel da juventude na construção de um futuro mais consciente. Entre os participantes estavam 12 estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas, que representaram o estado na preparação do Brasil para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para o início de novembro, em Belém (PA).
Durante cinco dias de atividades, os jovens delegados amazonenses participaram de oficinas, gincanas e desafios de emergências climáticas, além de rodas de conversa e de uma feira de projetos que abordou povos originários, educação ambiental, inclusão e diversidade nas escolas. O evento nacional se consolidou como um espaço de trocas de saberes e experiências, reunindo delegações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal em uma verdadeira celebração da juventude e da sustentabilidade.l
O primeiro dia da conferência foi marcado por apresentações culturais e pela presença de autoridades do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que ressaltaram a importância de inserir a educação ambiental de forma permanente no currículo escolar.
No segundo dia, os participantes se dividiram em oficinas temáticas inspiradas no conceito guarani de Arandu, símbolo da sabedoria construída pela escuta e pela sensibilidade. Esses espaços permitiram o diálogo, a experimentação e o aprendizado coletivo, estimulando a reflexão sobre o papel de cada jovem na preservação do planeta.

Leia mais:
- Wilson Lima demonstra otimismo para COP30 em evento sobre transição energética
- Brasil nega pedido da ONU para subsidiar a acomodação dos países em Belém durante a COP30
Carta Compromisso
No terceiro dia de atividades, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana. Durante a solenidade, os estudantes entregaram aos chefes de Estado a Carta Compromisso das Crianças e Jovens pelo Futuro do Planeta e a Carta Musical Raiz que Floresce, ambas inspiradas na lenda guarani Terra sem Males, que expressa o sonho de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
A Carta Compromisso foi construída de forma colaborativa pelos delegados e traz reflexões sobre o papel humano na crise climática. Entre os principais pontos, está o reconhecimento de que “não existem problemas ambientais, apenas sintomas ambientais dos problemas causados pelos seres humanos”. O documento também reafirma o apoio à luta e resistência dos povos indígenas, comunidades quilombolas e agricultores familiares, valorizando suas tecnologias ancestrais como ferramentas essenciais para a transformação social e ambiental.
Segundo o governo federal, o documento será apresentado pelo presidente Lula a outros chefes de Estado durante a COP30, em Belém.
Leia mais em Amazonas

Campeonato Amazonense 2026 tem abertura na Arena da Amazônia

Carros que ocupavam vagas especiais são guinchados em Manaus

PF realiza leilão de bens apreendidos em operações no Amazonas

Jovem quase é degolado por linha de cerol em Manaus

Profissionais de saúde passam por treinamento para inserção de Implanon em mulheres no interior do Amazonas

