O jovem amazonense Luiz Henrique Nogueira, de apenas 17 anos, alcançou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O resultado das provas foi divulgado nesta quinta-feira (9) e trouxe uma sensação de dever cumprido para o estudante que pretende cursar engenharia da computação.
Este ano, o Enem contou com mais de 3,4 milhões de inscritos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou quantos estudantes tiraram nota 1000 na redação da prova este ano. Para efeito de comparação, em 2021, quando 3,1 milhões de inscritos fizeram o exame, apenas 22 alcançaram a nota máxima como Luiz.
Veja também:
Mais de 700 detentos realizam provas do Enem no Amazonas
Recém-formado no Ensino Médio, o estudante amazonense revela que se prepara para o exame há pelo menos quatro anos. Em 2022, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” e de acordo com Luiz Henrique, graças aos estudos, não houve dificuldades de discorrer sobre o assunto.
“Não fui pego de surpresa. Já era uma coisa que estava um pouco contextualizada, eu tinha repertório para falar sobre. Não que foi fácil, mas eu gostei do tema e consegui fazer uma boa redação”, disse.
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.