A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, o Hemoam, informou hoje, dia 6, que seu estoque continua em nível crítico, mesmo após as ações e campanhas realizadas durante o período carnavalesco. Embora o Hemoam tenha registrado recorde de doações neste último Carnaval, a demanda por sangue ainda é alta.
Segundo o Hemoam, os acidentes de trânsito e incidentes relacionados à folia carnavalesca fizeram com que houvesse disparada na demanda por bolsas de sangue.
Além disso, a retomada de cirurgias eletivas após o fim do Carnaval também contribuiu para a baixa do estoque.
Leia mais:
Semana do Carnaval no AM termina com 4 mortes e 2 mil casos de Covid, diz FVS
Feridos em acidente em escola de samba de SP são artistas de Parintins
Até a última sexta, dia 3, o estoque do Hemoam encontrava-se em 415 bolsas. Desse total, 108 são do tipo O positivo, e 12 são de O negativo. Esses são os tipos sanguíneos de maior demanda, e sua falta pode ocasionar riscos a pacientes. O O negativo é o chamado doador universal, e pode ser transfundido a qualquer paciente independente do tipo sanguíneo.
Interessados em doar sangue devem comparecer à sede do Hemoam na Av. Constantino Nery, bairro Chapada, em Manaus. O doador precisa ter entre 18 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Pessoas entre 16 e 18 anos podem doar, se tiverem aprovação por escrito de pais ou responsáveis.