Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o rio Madeira já tem um plano anual de dragagem em andamento desde 2017, e que seguirá em operação até dezembro deste ano. Para manter a profundidade do canal de navegação, constam os serviços de escavação, carga, transporte e descarga do material dragado.
A caminho de Manaus, o navio que transporta os equipamentos para dragagem da enseada do rio Madeira e da costa do Tabocal, no rio Amazonas, tem a previsão de chegada da draga no dia 12 de outubro.
Essas localidades, atingidas pela vazante acelerada dos rios do estado, são as primeiras atendidas pelo plano de dragagem do rio Amazonas. No início de setembro, os contratos foram assinados pelo governo federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério de Portos e Aeroportos. O período estimado desse serviço é de cinco anos.
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Conforme o contrato para dragagem dos trechos de 200 quilômetros entre Manaus e Itacoatiara, com a empresa DTA Engenharia, o investimento é de R$ 92,8 milhões. Somada à dragagem do rio Solimões, cujo contrato foi assinado no último dia 19, esse valor salta para R$ 500 milhões, segundo o governo.
“Agora nós temos um planejamento estratégico para os próximos cinco anos que vai ajudar no escoamento da produção dos nossos rios”, afirmou o ministro Sílvio Costa.
Com informações de BNC Amazonas.