As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Empresas são notificadas por descarte irregular de pneus em Manaus

O descarte irregular de pneus é um dos principais desafios da limpeza pública
11/10/25 às 19:36h
Empresas são notificadas por descarte irregular de pneus em Manaus

Uma força-tarefa foi realizada na zona Sul de Manaus, nesta sexta-feira (10/10), com foco no combate ao descarte irregular de pneus e no incentivo a práticas ambientalmente corretas no manejo de resíduos. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) em parceria com outros órgãos municipais, resultou na notificação de oito empresas que atuam na comercialização e troca de pneus automotivos.

A operação faz parte das ações permanentes composta por equipes das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Guarda Municipal de Manaus (GMM) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). As fiscalizações são realizadas todas as sextas-feiras e integram a política de limpeza e sustentabilidade urbana da gestão do prefeito David Almeida.


Leia mais

Morre ginasta brasileiro após acidente de moto em Guarulhos

Influenciadora, ex-namorada de jogadora da Seleção, morre em grave acidente em SP


Durante a ação, foram flagradas irregularidades no armazenamento, reuso e descarte de pneus, além da ausência de caixa separadora de água e óleo, considerada uma infração gravíssima pelo Código Municipal de Meio Ambiente. Em um dos pontos vistoriados, também foi encontrada água parada, fator que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Infrações graves e intensificação das operações

O gerente de fiscalização da Semmas, David Fernandes, destacou que as operações estão sendo intensificadas e reforçou a gravidade das irregularidades encontradas.

“Aqui em mais um estabelecimento foi flagrada a ausência da caixa separadora de água e óleo, uma infração gravíssima no Código Municipal de Meio Ambiente. Assim como em outros locais, também foi identificado o descarte indevido e o armazenamento irregular de pneus automotivos”, explicou.

Fernandes alertou ainda para os riscos à saúde pública e pediu o apoio da população na fiscalização.

“Em um dos pontos, encontramos água parada, o que pode acarretar, entre outros perigos, a proliferação do mosquito da dengue. É importante frisar que esse tipo de operação agora será intensificada. A população também pode ser agente fiscalizador, denunciando pelo Disk Denúncia da Semmas, da Semulsp ou pelos canais oficiais da prefeitura”, reforçou.

Trabalho educativo e destino ambientalmente correto

A força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) tem caráter educativo e tem como objetivo conscientizar empresários sobre a importância do descarte correto de resíduos, especialmente de pneus. A ação, realizada na Praça 14 de Janeiro, faz parte de uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Manaus, que reúne diferentes secretarias em prol da sustentabilidade e do cumprimento das normas ambientais.

Durante a operação, empresas foram notificadas e orientadas a regularizar o descarte dos pneus, garantindo que o material passe a ter uma destinação ambientalmente adequada. A proposta é incentivar a adoção de práticas corretas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida urbana.

O descarte irregular de pneus é apontado pela Semulsp como um dos principais desafios da limpeza pública em Manaus, por gerar sérios impactos ambientais e urbanos. Segundo a pasta, cerca de dois mil pneus são recolhidos diariamente das ruas, calçadas e igarapés da cidade. Esses resíduos abandonados de forma incorreta, comprometem o sistema de drenagem e prejudicam a mobilidade da população.

Os pneus recolhidos pelas equipes da Semulsp são encaminhados a uma instituição parceira da Prefeitura de Manaus responsável pela reciclagem do material. A instituição mantém um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no bairro Puraquequara, na zona Leste, onde a população pode entregar gratuitamente pneus em desuso, assegurando um destino ambientalmente correto.

A prefeitura reforça que denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pelos canais oficiais: Disk Semulsp: (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738 e Disk Semmas: disponíveis nos canais oficiais da secretaria.