Empresas são notificadas por descarte irregular de pneus em Manaus

Uma força-tarefa foi realizada na zona Sul de Manaus, nesta sexta-feira (10/10), com foco no combate ao descarte irregular de pneus e no incentivo a práticas ambientalmente corretas no manejo de resíduos. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) em parceria com outros órgãos municipais, resultou na notificação de oito empresas que atuam na comercialização e troca de pneus automotivos.
A operação faz parte das ações permanentes composta por equipes das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Guarda Municipal de Manaus (GMM) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). As fiscalizações são realizadas todas as sextas-feiras e integram a política de limpeza e sustentabilidade urbana da gestão do prefeito David Almeida.
Leia mais
Morre ginasta brasileiro após acidente de moto em Guarulhos
Influenciadora, ex-namorada de jogadora da Seleção, morre em grave acidente em SP
Durante a ação, foram flagradas irregularidades no armazenamento, reuso e descarte de pneus, além da ausência de caixa separadora de água e óleo, considerada uma infração gravíssima pelo Código Municipal de Meio Ambiente. Em um dos pontos vistoriados, também foi encontrada água parada, fator que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Infrações graves e intensificação das operações
O gerente de fiscalização da Semmas, David Fernandes, destacou que as operações estão sendo intensificadas e reforçou a gravidade das irregularidades encontradas.
“Aqui em mais um estabelecimento foi flagrada a ausência da caixa separadora de água e óleo, uma infração gravíssima no Código Municipal de Meio Ambiente. Assim como em outros locais, também foi identificado o descarte indevido e o armazenamento irregular de pneus automotivos”, explicou.
Fernandes alertou ainda para os riscos à saúde pública e pediu o apoio da população na fiscalização.
“Em um dos pontos, encontramos água parada, o que pode acarretar, entre outros perigos, a proliferação do mosquito da dengue. É importante frisar que esse tipo de operação agora será intensificada. A população também pode ser agente fiscalizador, denunciando pelo Disk Denúncia da Semmas, da Semulsp ou pelos canais oficiais da prefeitura”, reforçou.
Trabalho educativo e destino ambientalmente correto
A prefeitura reforça que denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pelos canais oficiais: Disk Semulsp: (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738 e Disk Semmas: disponíveis nos canais oficiais da secretaria.
