Uma empresa foi denunciada ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) após “distribuir” multas falsas aos motoristas de Manaus. A campanha publicitária espalhou folhetos com o símbolo do órgão estadual, com um QR Code, o valor de R$ 180 e o vencimento para o dia 31 deste mês.
No entanto, ao acessar o QR Code, as pessoas teriam acesso aos serviços oferecidos pelo estabelecimento. O caso gerou revolta e denúncias ao Detran-AM.

Nas redes sociais, o Detran informou que o uso indevido da marca é caracterizado como crime e solicitou a retirada dos demais folhetos que foram entregues aos motoristas. Além disso, o órgão alertou que as medidas cabíveis serão tomadas, caso a situação persista.
O nome da empresa não foi divulgado.
Leia mais:
Motociclista morre após dias internado após sofrer acidente em Manaus
VÍDEO: Acidente envolvendo carro e caminhão deixa trânsito lento em avenida de Manaus
IMMU também se manifesta sobre empresa que distribuiu multas falsas

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) também divulgou nota a respeito da multa falsa. Disse que “avratura de autos de infração é competência exclusiva de agentes de trânsito regularmente habilitados, sendo as notificações expedidas apenas por meios oficiais, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”.
Confira a íntegra da nota:
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), vem a público esclarecer que é inverídica a suposta autuação por infração de trânsito divulgada, neste último domingo, 6/4, na região do bairro Ponta Negra. O IMMU reitera que a lavratura de autos de infração é competência exclusiva de agentes de trânsito regularmente habilitados, sendo as notificações expedidas apenas por meios oficiais, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A autenticidade de qualquer notificação de trânsito pode ser verificada por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), do portal da Prefeitura de Manaus ou por aplicativos oficiais de serviços de mobilidade.
O IMMU informa ainda que está adotando todas as providências legais e administrativas cabíveis para apurar a origem da infração falsa e responsabilizar os envolvidos, nos termos da legislação vigente.