Visão Mundial realizou Feira de Empregabilidade em Manaus com mais de 100 oportunidades de trabalho para migrantes e brasileiros

Atendimento do projeto Ven Tu Piedes. (Foto: divulgação)
A ONG Visão Mundial realizou, na segunda-feira (17/11), a 2ª Feira de Empregabilidade do projeto “Ven, Tú Puedes!”, oferecendo mais de 100 oportunidades de trabalho para refugiados e migrantes venezuelanos em Manaus. O evento aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Parque 10 de Novembro.
Segundo o coordenador do projeto, John Anderson, a segunda edição ampliou o número de parceiros e de vagas disponíveis. “Estamos com mais empresas e mais oportunidades para migrantes nesta edição, do que a que ocorreu no último dia 10 de outubro”, afirmou.
Já para a gerente do projeto a nível Nacional, Angela Karinne Mota, a feira faz parte do eixo de Empregabilidade do projeto, que há seis anos atua em todo o país com foco em empregabilidade, empreendedorismo e proteção.
“Nosso compromisso é criar conexão entre quem busca recomeçar e quem pode oferecer uma chance. A Feira representa essa conexão entre empresas e pessoas migrantes, refugiadas ou brasileiras que desejam trabalhar, contribuir e construir uma vida digna com segurança e perspectivas de futuro”, destacou a gerente.
Leia mais:
Desemprego no Amazonas é de 7,6% da força de trabalho, mostra PNAD-Contínua
IEL Amazonas abre 45 vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz em diversas áreas; confira
Empresas participantes
Entre as participantes estiveram Adecco, Gerbera Cosméticos, Betel Serviços, Direcional Engenharia, Líder Transportes, Queiroz e LPG Serviços. Juntas, elas ofertaram mais de 100 vagas imediatas.
As oportunidades abrangem construção civil, indústria, varejo, serviços e áreas administrativas, incluindo vagas para quem possui ensino superior. “Nosso foco são vagas de entrada que abram portas para quem precisa reconstruir a vida”, destacou Anderson.

Venezuelanos agradecem apoio da Visão Mundial
Entre os migrantes presentes, a venezuelana Silvia Patrícia, de 37 anos, relatou a importância da feira. Morando há quatro anos em Manaus, ela busca estabilidade para sustentar o filho. “Vim ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Aqui temos oportunidades e estou muito grata à Visão Mundial”, afirmou.
Para o jovem venezuelano Daniel Josué, de 21 anos, que também participou em busca de recolocação profissional, a iniciativa representa uma oportunidade para quem está recomeçando. “É muito bom, tem muita oportunidade. O venezuelano desenvolveu muitas coisas”, afirmou. Ele chegou a Manaus há dois anos com o pai e procura principalmente uma vaga na área de mecânica. “Eu busco trabalho, oportunidade”, acrescentou.
Atualmente a feira ocorre em um momento estratégico: o Brasil deve gerar mais de 100 mil vagas temporárias até o fim do ano, segundo estimativas da CNC. A iniciativa reforça o papel das organizações sociais e das empresas na inclusão produtiva, diversificando o mercado de trabalho e ampliando oportunidades para quem enfrenta dificuldades de inserção.






