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Em entrevista coletiva, Amazonas Energia se defende de acusações de abuso na cobrança de energia

Em entrevista coletiva, Amazonas Energia se defende de acusações de abuso na cobrança de energia

Em entrevista coletiva realizada nesta tarde, a Amazonas Energia se pronunciou sobre as denúncias da população nos últimos dias sobre cobranças abusivas e a polêmica dos medidores. Participaram da coletiva o diretor-técnico da capital Rodrigo Moreira, o diretor-técnico do interior Radyr Gomes e o diretor adjunto comercial Albhetson Dantas.

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Em primeiro lugar, o órgão fez questão de defender o Sistema de Medição Inteligente dos novos medidores de energia. “A Amazonas Energia esclarece que não procede a informação divulgada por veículos de comunicação que o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) revelou que o Sistema de Medição Inteligente contabilizava o dobro do consumo de energia”, disse a empresa em comunicado. “Reforçamos que não foi realizado laudo em medidores de medição inteligente, o que não fundamenta a informação de fiscalização em 25 mil medidores. O Ipem iniciou no dia [sic] em fevereiro de 2022 a instalação de medidores fiscais e de avaliação na medição inteligente, e o laudo ainda não foi concluído para nenhum medidor”.

Na coletiva, a Amazonas Energia deu ênfase à questão do desvio de energia elétrica, o que leva a prejuízos. Gomes fez questão de relembrar que foi criada uma delegacia própria para combate a desvios de água e luz, e Moreira apontou que 44% da energia do estado se perde na forma de “gatos” e outras formas de desvios de energia, o maior índice do Brasil. “Sabe para onde vai o custo da perda? Vai pro bolso de cada um de nós. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) teve que incorporar na tarifa de todos nós 586 milhões de reais relativo à perda de quem faz gato. Se o estado do Amazonas não tivesse perda, nossa tarifa seria mais barata em 15%”, disse.

“Reconhecemos sim”, continuou, “que precisamos melhorar a comunicação. Precisamos levar para as redes sociais, para a TV, mais informações sobre o novo sistema de medição. Pra dar transparência pra comunidade. O consumidor ainda vai ter o seu visor pra acompanhar o seu consumo, só o medidor é que estará no poste. Reconhecemos que poderíamos ter trabalhado isso melhor”.

Em relação à informação divulgada no fim de semana, Moreira também afirmou que, “dos 1100 medidores aferidos pelo Ipem, apenas 6 foram reprovados medindo a maior, ou seja, em desfavor do consumidor. Não foi mencionado que 138 medidores foram reprovados medindo a menor. Reprovação, significando que o medidor não está adequado”.

“Estamos aqui para fazer um trabalho correto”, continuou Moreira, “e a ANEEL  nos fiscaliza diariamente. Casos pontuais, de coisas erradas, vão ser identificados e resolvidos”. Ele também ressaltou que, caso o consumidor sinta que esteja sendo cobrado de forma abusiva, entre em contato com a empresa, que analisará cada caso.

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