Dia Mundial da Saúde: Amazonas abrange Telessaúde no interior e Manaus amplia atendimentos em Unidades Móveis de Saúde da Mulher

FOTOS: Alex Pazuello/ Secom
No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
Com foco nisso, a Rede Onda Digital coletou informações sobre como as secretarias de Saúde do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, vem atuando nessa semana e constatou ampliação de serviços tanto na capital como investimentos no interior do Estado.
Salas de Telessaúde no Amazonas

Uma das ações prioritárias do Governo do Amazonas para aumentar o atendimento em saúde, sobretudo em regiões de difícil acesso, surgiu como objetivo para implantar as salas de Telessaúde nos municípios do Estado.
O estado passa a contar com 74 salas de Telessaúde em funcionamento, promovendo acesso mais rápido e eficiente a consultas com especialistas por meio da tecnologia.
Recentemente, duas novas salas de Telessaúde foram inaugurados no município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus) e mais duas salas na cidade de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

Com as novas unidades, Codajás e Coari passam a integrar a lista dos 27 municípios, além de Manaus, que já contam com estruturas físicas do programa Saúde AM Digital.
Para o governo do Estado, o avanço do programa, o Governo do Amazonas quer fortalecer o acesso à saúde de forma integrada, ampliando a rede de atendimento em áreas remotas e reduzir a sobrecarga dos centros urbanos.
“A Telessaúde é um avanço muito importante. Com esse serviço que nós trazemos, as pessoas têm a possibilidade de participar de consultas com ortopedista, dermatologista, ginecologista, tudo sem sair do município. O paciente não precisa mais esperar meses, nem viajar para a capital. Agora, no aplicativo, já ficam registrados os laudos, exames e receitas médicas, com agilidade e segurança”, afirmou o governador Wilson Lima.
Saúde AM Digital
Por meio da plataforma Saúde AM Digital, os moradores podem agendar consultas diretamente pelo celular, sem precisar sair de casa ou enfrentar longas filas. O sistema reúne o histórico do paciente, resultados de exames e prescrições médicas, além de contar com um canal automatizado de atendimento via WhatsApp no número (92) 3190-1504.
O programa já está presente nos 62 municípios do estado, com pontos físicos implantados no decorrer dos meses.
Saiba mais:
Marcellus Campêlo elogia experiência, conhecimento e postura de Tadeu de Souza em entrevista
Quem comercializar medicamentos gratuitos pelo Estado será punido por Lei no Amazonas
Novos locais de atendimentos de Unidades Móveis de Saúde da Mulher
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher desde segunda-feira, 4/8, em novos endereços os atendimentos. Zonas distritais de saúde Leste, Oeste, Sul e rural, serão as novas contempladas com esses serviços.

As estruturas móveis oferecem ainda exames de ultrassom, consultas médicas e de enfermagem, consulta inicial do pré-natal, vacinas do calendário básico, testes rápidos para gravidez e para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos.
“Temos cinco estruturas, uma para cada zona geográfica do município e todas dotadas de equipamentos e pessoal para prestação de serviços básicos de saúde para moradoras de locais mais distantes das unidades da rede municipal”, disse a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
Horário de funcionamento
O serviço móvel funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal, sempre das 7h às 17h.
A localização das estruturas pode ser consultada no site da Semsa, pelo link direto www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades-basicas-de-saude-ubs/unidades-moveis-de-saude-da-mulher/, ou no perfil da secretaria no Instagram (@semsamanaus).
Localização
A Unidade Móvel de Saúde da Mulher que atende a zona Leste passará a funcionar na rua Canadá, 276, na comunidade Nova Vitória, bairro Gilberto Mestrinho. Já na zona rural, as usuárias poderão buscar os atendimentos do serviço na marina do Davi, na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra. A previsão de funcionamento das estruturas nesses locais é até o dia 15 de agosto.
Na zona Oeste, o serviço móvel da Semsa vai atender as usuárias no bairro Santo Antônio, com base na Paróquia Santo Antônio, na rua Padre Francisco, 350. Por sua vez, as moradoras da zona Sul serão atendidas no parque municipal do Idoso, na rua Rio Mar, 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças. As estruturas seguirão nesses locais até o próximo dia 22.
O atendimento às moradoras da zona Norte continua a ser ofertado na praça do conjunto Canaranas, na rua P, s/nº, bairro Nova Cidade, até a sexta-feira, 8/8.
Confira a localização das Unidades Móveis da Saúde da Mulher:

Zona Norte
- Praça do conjunto Canaranas, rua P, s/nº, conjunto Canaranas – Nova Cidade
- 28/7 a 8/8
Zona Oeste
- Paróquia Santo Antônio, rua Padre Francisco, 350 – Santo Antônio
- 4/8 a 22/8
Zona Leste
- Rua Canadá, 276, comunidade Nova Vitória – Gilberto Mestrinho
- 4/8 a 15/8
Zona Sul
- Parque Municipal do Idoso, rua Rio Mar, 1.324 – Nossa Senhora das Graças
- 4/8 a 22/8
Zona rural
- Marina do Davi, avenida Coronel Teixeira – Ponta Negra
- 4/8 a 15/8
