As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Desentendimento no trânsito termina em luta corporal na Delegacia da Mulher em Manaus

OAB/AM e PC-AM se manifestaram
31/01/26 às 14:02h
Desentendimento no trânsito termina em luta corporal na Delegacia da Mulher em Manaus

Um desentendimento no trânsito entre o advogado Robert Areias e uma mulher terminou em confusão dentro da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus, na sexta-feira (30/1). Dentro da unidade policial, o advogado se envolveu em luta corporal com policiais civis.

A ocorrência teve início após um acidente envolvendo os dois condutores. A situação escalonou para uma discussão entre o advogado e a motorista ainda na via pública. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o advogado simulando estar armado e batendo com as mãos no veículo da mulher, enquanto um acompanhante tenta conter os ânimos.

Os envolvidos seguiram até a delegacia para registrar a ocorrência, mas a situação se agravou dentro da unidade. Imagens feitas no local mostram um policial civil se aproximando do advogado e questionando se seria necessário “usar a força”. Em seguida, o advogado, que estava sentado, é puxado pelo braço. O policial desfere socos contra ele e contra um homem que tentava intervir na confusão.

Ao menos quatro pessoas participaram da luta corporal até que o advogado e um acompanhante fossem contidos. Em determinado momento, um dos policiais chegou a sacar a arma durante a ocorrência.


Leia mais:

MPAM identifica falhas graves e recomenda medidas estruturais na delegacia de Canutama

Em grupo da OAB, advogado fala sobre cortar cabeças de bolsonaristas em praça pública


OAB/AM se manifesta

Em nota oficial, a Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) criticou a atuação dos policiais civis e informou que irá pedir a responsabilização penal dos investigadores envolvidos.

“A OAB/AM reafirma que não vai admitir qualquer violação às prerrogativas da advocacia e adotará todas as providências institucionais cabíveis para a apuração dos fatos e responsabilização penal dos investigadores”, diz o comunicado.

Ainda segundo a entidade, o advogado não foi preso e deixou a delegacia acompanhado pelo presidente da Comissão de Prerrogativas. O caso será encaminhado ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e à Corregedoria de Segurança Pública. A nota não se pronunciou sobre as acusações iniciais de agressão e ameaça contra a mulher.

PC-AM repudia conduta

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou, neste sábado (31), nota de repúdio à conduta do advogado e informou que ele é investigado por descumprimento de medida protetiva em favor da ex-esposa. Segundo a corporação, após ter um pedido considerado desproporcional negado nos autos, o advogado teria se exaltado dentro da delegacia e passado a perturbar o atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Ainda conforme a PC-AM, no dia seguinte, Robert retornou à unidade acompanhado de representantes da OAB e passou a gravar vídeos em tom elevado, o que teria desrespeitado o ambiente institucional e a privacidade das vítimas. Durante a ocorrência, o filho do advogado foi autuado em flagrante por lesão corporal e resistência.

A corporação informou também que o advogado deverá responder por desacato e será investigado por calúnia, após divulgar alegações de agressão que, segundo a Polícia Civil, são contestadas por imagens internas e por testemunhas. Em nota, a instituição afirmou respeitar o exercício da advocacia, mas destacou que as prerrogativas profissionais não se sobrepõem aos deveres de respeito e urbanidade, especialmente em um espaço destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência.