Defesa Civil fará simulação de alerta em celulares em Manaus e outros três municípios

(Foto: Reprodução/internet)
Os órgãos de Defesa Civil de Manaus e do Amazonas informaram que neste sábado (20/9) será realizado um simulado do sistema “Defesa Civil Alerta”. A ação enviará mensagens de emergência diretamente aos celulares da população que vive em áreas de risco.
O teste está previsto para às 14h e abrangerá os municípios de Manaus, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão, com o objetivo de avaliar a eficácia do sistema em situações de emergência, como eventos climáticos severos.
Durante o teste, os aparelhos podem tocar, vibrar e exibir uma mensagem na tela. A população não deve se alarmar, se trata apenas de uma simulação. Segundo a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus, o objetivo de emitir alertas sonoros e visuais é informar a população sobre a iminência de risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais.
Ver essa foto no Instagram
A simulação contará com mensagens enviadas a celulares de moradores das áreas selecionadas. Para evitar desinformação, a Defesa Civil do Amazonas reforça que se trata de um teste do sistema e não de uma situação real de emergência.
De acordo com o órgão Estadual, o teste é uma etapa fundamental para que os municípios estejam alinhados às orientações nacionais.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Amazonas terá ‘Banco de Currículos’ para mulheres em situação de vulnerabilidade social
‘Ambulante irregular apresentava embriaguez’, diz prefeitura sobre confusão no Sou Manaus
Como funciona o sistema
O sistema vai ser complementar às outras ferramentas de alertas de emergência da Defesa Civil, como SMS, TV por assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts. A diferença é que o “Defesa Civil Alerta” não precisa de cadastro prévio, sendo apenas necessário que os celulares tenham sistema Android ou IOS lançados a partir de 2020 e com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G.
Diferentemente do alerta encaminhado via SMS, o Defesa Civil Alerta apresenta a mensagem de texto sobreposta ao conteúdo em uso no celular, garantindo maior visibilidade da informação. A janela só é fechada com o comando do usuário do aparelho.
Em casos de riscos extremos, o alerta será emitido com um sinal sonoro no celular, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso, para garantir que todos recebam a mensagem. Outra diferença importante é que não há necessidade de cadastro prévio ou indicação de CEP: os alertas de emergência são enviados automaticamente a todos os celulares que estejam em localidades com risco de desastres mapeadas pela Defesa Civil.
