De acordo com o Corpo de Bombeiros do Amazonas, um curto-circuito ou uma panela no fogão podem ter causado o incêndio que destruiu mais de 30 casas na comunidade Bairro do Céu, na zona Sul de Manaus. Conforme dados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, cerca de 303 pessoas ficaram desabrigadas.
Saiba mais:
Famílias que tiveram suas casas atingidas por incêndio serão inseridas no “Minha Casa, Minha Vida”
Governo do AM monta operação para ajudar atingidos por incêndio no Centro de Manaus
Polícia Civil vai investigar causa de incêndio em comunidade de Manaus
270 pessoas ficam desabrigadas por incêndio na Aparecida: saiba como ajudar
VÍDEOS: incêndio de grandes proporções atinge casas na zona Sul de Manaus
Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Orleilson Muniz, em depoimento, populares afirmaram haver possibilidade do esquecimento de uma panela no fogo, ou um curto-circuito pode ter iniciado o fogo. A Polícia Civil também informou que investiga se o incêndio na comunidade Bairro do Céu foi acidental ou criminoso.
Segundo a Amazonas Energia, a rede elétrica do local era clandestina e apresentava alto risco de acidentes para moradores da região.
Amparo às famílias
Na segunda-feira (22/01), as famílias afetadas pelo incêndio foram cadastradas no programa Auxílio Aluguel e receberão o valor de R$ 600 para custear a locação de um lar temporário.
Segundo a Semasc, doações podem ser feitas na Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada na rua Valter Rayol, bairro Presidente Vargas, zona sul de Manaus. Roupas, materiais de higiene, calçados, colchões e eletrodomésticos são os itens permitidos para doação.
Por não haver local para armazenamento, alimentos perecíveis não podem ser doados.