As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Mais de 70% de crianças, idosos e gestantes ainda não se vacinaram contra a gripe em Manaus

A mobilização segue em andamento até o dia 28 de fevereiro
21/01/26 às 07:31h
Mais de 70% de crianças, idosos e gestantes ainda não se vacinaram contra a gripe em Manaus

(Foto: Divulgação/Semsa)

Mais de 70% dos idosos, crianças de seis meses a cinco anos e gestantes não se vacinaram contra a Influenza em Manaus desde o início da campanha, em novembro do ano passado. A mobilização segue em andamento até o dia 28 de fevereiro, conforme dados divulgados pela prefeitura nesta terça-feira (20/1).

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com dados até o dia 13 de janeiro, mostra que a cobertura vacinal entre os idosos chegou a 26,67%. Entre as crianças, o índice é de 29,32%, enquanto as gestantes apresentam a maior adesão, com 37,91%. Além desses três grupos, a campanha também atende outros 17 públicos considerados prioritários.

Segundo a administração municipal, a expectativa é vacinar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, o que soma 439.396 pessoas pertencentes aos principais grupos prioritários. No entanto, até o momento, apenas 28,44% desse público recebeu a vacina.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, chama atenção para os riscos associados à baixa procura pelo imunizante, que tem papel fundamental na prevenção de casos graves da doença.

“A vacina contra influenza deve ser aplicada anualmente e reduz o risco de agravamento, hospitalização e morte. Nos grupos prioritários, a doença pode agravar muito rapidamente, e por isso, a vacina é ainda mais essencial”, reforça Isabel Hernandes.


Leia mais:

Vacinação contra vírus sincicial em gestantes segue abaixo do ideal no Amazonas, diz FVS

Butantan recruta voluntários para nova fase de testes da vacina contra dengue


A campanha segue o cronograma definido pelo Ministério da Saúde, que leva em conta o período chuvoso na Região Norte, época em que há aumento na circulação de vírus respiratórios. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde da rede municipal, com endereços e horários de funcionamento divulgados no site da Semsa.

Grupos prioritários

Além de idosos, crianças e gestantes, a vacinação está sendo voltada para puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; forças de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; adolescentes em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.