A Corrida Tiradentes, tradicional prova da Polícia Militar do Amazonas, reuniu, na manhã desta segunda-feira (21/04), mais de 3 mil corredores, na avenida das Torres, zona Norte de Manaus.
A 39ª edição do evento ocorre em comemoração ao aniversário de 188 anos da corporação.
A corrida foi dividida em percursos de 5km e 10km ao longo da extensão da avenida das Torres e das Flores. Os trajetos foram devidamente sinalizados, com pontos de hidratação e segurança ao longo do caminho. O percurso, desafiador em alguns trechos com ladeiras, exigiu resistência dos atletas.
Leia mais:
“Vai contar comigo como governador”, diz Omar Aziz durante evento em Parintins
Servidor da Prefeitura de Parintins, fotógrafo é preso suspeito de estupro de vulnerável
A largada ocorreu às 6h da manhã, com grande participação do público geral, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD’s), que foram os primeiros a iniciarem a corrida, e cinco minutos depois foi feita a largada para o público em geral, que contou com idosos, famílias, grupos de corrida.
Pelotões militares das unidades operacionais da polícia, participantes de programas realizados pela corporação e de Colégios Militares da Polícia Militar (CMPM’s), além policiais militares do Amazonas e da Polícia Militar de Roraima (PMRR), também marcaram presença com muita animação e espírito esportivo.

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, lembrou que a Corrida Tiradentes é uma das corridas mais tradicionais da cidade, com quase quatro décadas de edições. “E essa corrida tem um simbolismo. Nós temos a Polícia Militar, a instituição mais longeva da estrutura de poder, sendo uma força de Segurança que a sociedade confia. É uma forma de fazer uma demonstração do quanto a gente tem um serviço público de qualidade.”
Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a Corrida Tiradentes é um momento para a instituição comemorar mais um ano de criação com a população. “São 188 anos da Polícia Militar do Amazonas e a Corrida Tiradentes já faz parte desse calendário de festas e de comemorações, o evento agrega a sociedade e a Polícia Militar, uma instituição que tem preservado a segurança e se dedicado a servir e proteger a população”, afirmou o coronel Klinger.
Premiação
Todos os inscritos que concluíram a prova receberam medalhas de participação. Além disso, os cem primeiros colocados foram premiados com medalhas especiais da categoria Top 100, destacando os melhores desempenhos da competição.
Os vencedores de cada categoria receberam suas premiações das mãos do Alto Comando da PMAM, comandantes de unidades operacionais e chefes de departamento da corporação.