Um dia intenso de atividades marcou o encerramento, neste sábado (03/05), da programação de práticas e serviços de saúde da corrida de rua “Manaus em Movimento”. As ações, que atraíram um grande público, ocorreram desde as 8h30 no mirante Lúcia Almeida, no centro histórico de Manaus, onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu o público para o segundo e último dia de distribuição dos kits de corrida. No local também foram oferecidas, até as 16h, aulas de yoga e tai chi chuan, rodas de conversa, avaliações físicas, orientação do Samu 192 sobre primeiros socorros, vacinação e terapias como auriculoterapia e massoterapia.
No final da tarde, entre as 17h e as 18h, foi a vez da Corrida Kids, que mobilizou crianças e adolescentes de 2 a 12 anos para percursos de 100 metros e 200 metros no entorno do mirante, sob o pôr do sol.
A programação foi um esquenta para a corrida de 5 km e 10 km, que agora será realizada no próximo sábado (10/05), a partir das 17h30, no complexo turístico Ponta Negra.

Práticas
O movimento foi intenso durante todo o dia. A primeira atividade do evento foi uma aula de yoga, nas proximidades do píer, conduzida pela médica Marina Mota, que desenvolve a prática de forma regular na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Rayol, como atividade complementar de promoção da saúde.
A seguir, o educador físico Lucas Wiggers e o nutricionista Luís Rocildo Vieira e Silva promoveram, no auditório do mirante, um bate-papo sobre Nutrição, Alimentação e Atividade Física. Eles deram dicas práticas sobre como preparar o corpo, aliando alimentação e exercícios, garantindo a melhor performance possível e evitando problemas nutricionais e lesões.

Superação
A roda de conversa “Histórias de Superação e Inspiração” contou com a participação da triatleta Bianca Guedes, do maratonista Pedro Panilha e da corredora cadeirante Marleide Sales e com um público expressivo, que lotou o auditório do mirante Lúcia Almeida. O encontro foi mediado pela secretária Shádia Fraxe, que destacou o poder de superação física e emocional por meio da atividade esportiva.
Saiba mais:
Dor e luta: atletas protestam por segurança após morte de jovem atropelado durante corrida em Manaus
Clima de luto: provas da corrida “Manaus em Movimento” são adiadas para o dia 10/5
A corredora cadeirante Marleide Sales falou que sua grande conquista foi superar condições que a impossibilitavam de caminhar. Vítima de paralisia infantil, ela precisou passar por 10 cirurgias para “andar um pouquinho, lentamente”. Mas com muito esforço, a desesperança foi dando espaço à vontade de viver.
“Passei a andar de muletas e mesmo depois, na cadeira de rodas, nunca desisti. Nesse ponto, as competições de rua deram um incentivo muito grande porque mostraram que consigo me superar e ser reconhecida. Esse é o verdadeiro ganho numa corrida”, destacou Marleide.
Pedro e Bianca contaram como incorporaram o esporte em suas vidas, evidenciando a necessidade de disciplina, boa alimentação e bom sono. Eles incentivaram a plateia, destacando que não é necessário ter as condições ideais para começar, sendo indispensável apenas a determinação de levantar e ir.
Corridinha
A programação foi encerrada no final da tarde, com a Corrida Kids, realizada em várias baterias de acordo com a faixa etária. As crianças de até 6 anos correram 100 metros na lateral esquerda do mirante. E as de 7 a 12 anos correram 200 metros na ponte do píer turístico sobre o rio Negro.
Como atividade física preparatória, as crianças participaram de uma sessão adaptada de tai chi chuan com o educador físico Lucas Wiggers e depois fizeram um aquecimento animado que também contou com a participação de animadores, caracterizados como personagens infantis e como o palhaço Tiririca de Manaus.
A comerciária Ana Regina Santos Silva estava orgulhosa da filha Ágata, de 6 anos, que participou pela primeira vez da Corridinha. “Eu gostei demais de ver minha filha participando. Foi a primeira vez dela e ela está muito feliz. Ano que vem, ela vem de novo”, ressaltou.
Para a secretária Shádia Fraxe, a programação prévia da corrida Manaus em Movimento foi um sucesso e demonstra o alcance do evento promovido pela prefeitura na cidade de Manaus. “É uma corrida consolidada e que, a cada ano, alcança um público heterogêneo, formado por pessoas de todas as idades, com e sem experiência em corrida, e isso é o queremos, mostrar o quanto a saúde é fortalecida pela atividade da corrida ou de qualquer outro esporte”, destacou.
Ponta Negra
Nesta edição, foram oferecidas 5 mil vagas para crianças e adultos, sendo 3 mil para a corrida de 5 km, 1,7 mil para a de 10 km e 300 para a corrida Kids, a ‘Corridinha’.
As provas tiveram início às 17h30, com premiação em troféus para os três primeiros lugares nas categorias Individual Geral, Deficientes Visuais e Cadeirante (feminino e masculino) e Equipe (maior número de atletas que completarem a prova) e medalhas para todos que completarem a prova.