Manaus, conhecida como a “Paris Brasileira”, está completando 354 anos nesta terça-feira (24). Com mais de 2,2 milhões de habitantes, a capital do Amazonas está a poucos passos da maior floresta tropical do mundo e é banhada pelo segundo maior rio em volume de água do mundo.
Repleta de belezas e histórias, Manaus guarda muitos atrativos para turistas e moradores. Para te ajudar a curtir o feriado e conhecer ainda mais a cidade, a Rede Onda Digital montou um roteiro cultural, com dicas de pontos turísticos, espaços gastronomicos e atividades para toda a família.
Mercado Municipal Adolfo Lisboa
O mercado fica às margens do Rio Negro e lá é possível encontrar produtos da região como decorações, artesanato, ervas e comidas típicas. Por lá também é possível comprar passagens fluviais turísticas. O local é dividido em Pavilhão do Peixe, Pavilhão da Carne e Pavilhão Frontal, dividido em Pará e Amazonas.
Localização: Rua dos Barés e pela Manaus Moderna, no centro de Manaus
Funcionamento: Segunda a sábado das 6h às 18h/ domingos e feriados das 6h às 12h
Entrada: Gratuita
Porto de Manaus
O local foi construído em 1907 para funcionar como escritório da Manaos Harbour Limited, já que em 1900, a cidade vivia o apogeu da borracha e necessitava de um lugar para reuniões, envio de borracha e recepção de novos trabalhadores.
Atualmente, é possível presenciar a grande movimentação de barcos que chegam de diversas partes do Brasil e de outros locais do mundo.
Localização: Rua Taqueirinha, 25, Centro de Manaus
Funcionamento: Segunda a domingo (Sem restrição de horário)
Entrada: Gratuita
Palácio Rio Negro
O prédio tem um histórico muito importante, pois foi palacete de Karl Waldemar Scholz, um dos maiores barões da borracha de Manaus. A partir de 1911, com o declínio do comércio da borracha no Amazonas, ele foi arrendado. O prédio já serviu como casa de governadores. Em 1997, tornou-se patrimônio histórico.
Localização: Avenida 7 de setembro, 1546, Centro
Funcionamento: Terça-feira à sábado, das 9h às 17h e, aos domingos, das 9h às 14h
Entrada: Gratuita
Jardim Botânico Adolpho Ducke
Localizado na borda da Reserva Florestal Adolpho Ducke, a área tem mais de 3 km de trilhas que levam o visitante a conhecer árvores centenárias, borboletas, insetos, macacos, preguiças, além de bibliotecas, anfiteatros e tenda de exposições.
Localização: Rua Uirapuru, s/n – Cidade de Deus
Funcionamento: Terça a Domingo de 8h às 12h e de 13h às 16:30h.
Entrada: Gratuita
Parque Municipal do Mindu
O parque foi criado em 1989 a partir de um movimento popular dos moradores do Conjunto Castelo Branco e adjacências, como forma de proteger o habitat do saium-de-Manaus. No parque é possível tomar café nos feriados e nos fins de semana ao preço de R$40 reais por pessoa. Na área é possível fazer trilha e levar crianças para brincarem.
Localização: Av. Perimetral Leste, Parque Dez
Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h.
Entrada: Gratuita
Museu do Seringal
O espaço retrata ao modelo econômico da região amazônica na época da extração do látex das seringueiras até a fabricação da borracha. O local reproduz o cenário do seringal Vila Paraíso, montado para o filme ‘A selva’, gravado em 2001, com a participação Maitê Proença, Gracindo Júnior, Cláudio Marzo, Roberto Bonfim e o ator português Diogo Morgado como protagonista.
Localização: Igarapé São João, Tarumã – ao chegar na marina, é necessário embarcar em uma das lanchas da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), que faz o transporte dos visitantes até o local. Cada trecho custa R$ 21 por pessoa. Horários de saída têm intervalos médios de uma hora, mas atenção: ao lotar, a embarcação deixará a marina em direção ao Museu.
Funcionamento: Terça-feira a sábado das 9h às 15h
Entrada: Gratuita
Museu da Amazônia – Musa
Museu da Amazônia ocupa 100 hectares de uma reserva florestal do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O ponto alto da visita é a torre de observação com 42 metros de altura e 242 degraus, onde é possível visualizar três mirantes em pontos diferentes. As visitas são guiadas e os grupos saem de meia em meia hora.
Localização: Av. Margarita (antiga Uirapuru), s/nº, bairro Cidade de Deus, Manaus
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h (o portão de entrada do Musa fecha às 16h) – exceto às quartas-feiras.