Cinco estabelecimentos foram autuados e/ou notificados entre a noite de sexta-feira (04/04) e a madrugada deste sábado (05/04), durante uma ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF) na zona leste de Manaus. A operação, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), teve como objetivo combater irregularidades em bares e festas conhecidas como “adegas” nos bairros Coroado e São José.
Ao todo, seis locais foram fiscalizados, e dois deles acabaram interditados por não possuírem os documentos exigidos para funcionamento.

A fiscalização em bares e adegas de Manaus foi realizada de forma integrada, com a participação de diversos órgãos do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus, do Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) e da concessionária Amazonas Energia. Durante a ação, foram verificados desde o alvará de funcionamento até possíveis práticas criminosas, como venda de bebida alcoólica para menores e tráfico de drogas.

Saiba mais:
- VÍDEO: Policiais salvam bebê recém-nascida que se engasgou com leite materno
- Em dois dias, SSP-AM entrega mais de 200 celulares recuperados durante o programa RecuperaFone
De acordo com o delegado Maurício Ramos, do 28º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a operação busca coibir práticas ilegais que frequentemente ocorrem em estabelecimentos desse tipo.
“Nós vamos aos bares e similares para investigar desde o alvará de funcionamento, as condições do estabelecimento e verificar também eventualmente a prática de crimes, como presença de menores consumindo bebida alcoólica ou tráfico de drogas”, explicou.
Nos bairros fiscalizados, dois estabelecimentos localizados no Coroado foram interditados por ausência total de documentação legal.
“Solicitamos as licenças, principalmente o alvará de funcionamento, e foi verificado que os proprietários não possuem qualquer tipo de licença. Os responsáveis foram notificados e deverão comparecer aos órgãos competentes para se regularizar o mais rápido possível e retomar suas atividades”, destacou a auditora fiscal da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).
Já no bairro São José, outros três estabelecimentos foram autuados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) por não apresentarem a documentação obrigatória exigida por lei. As autuações fazem parte de um esforço contínuo para garantir a segurança e legalidade dos ambientes frequentados pela população.

Quais órgãos participam da CIF?
A operação integrada contou com o apoio de diversas instituições, incluindo a Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), CBMAM, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria de Assistência Social (Semasc), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) e a concessionária Amazonas Energia.