Chuvas intensas elevam risco de leptospirose no Amazonas

Foto: Divulgação
O Amazonas atravessa um período de chuvas intensas, que eleva o risco de transbordamentos de rios, alagamentos e enxurradas em áreas urbanas e rurais. Diante desse cenário, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) alertou, nesta quarta-feira (28/01), a população para a adoção de medidas preventivas essenciais, a fim de reduzir o risco de contaminação por águas contaminadas.
Leia mais
Manaus entra em alerta severo para alagamentos devido às fortes chuvas
Carro cai em área de mata após chuva na avenida do Turismo, em Manaus
Entre as principais preocupações neste período está a leptospirose, uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Leptospira. A transmissão ocorre, sobretudo, pelo contato da pele ou das mucosas com água ou lama contaminadas pela urina de roedores, especialmente ratos. Mesmo pequenas lesões na pele podem facilitar a infecção, que tende a se intensificar em situações de alagamentos e enchentes.
Medidas de prevenção
Quando não for possível evitar o contato com áreas alagadas, a orientação é utilizar botas, luvas ou sacos plásticos bem vedados nos pés e nas mãos. Também é fundamental manter alimentos e água potável devidamente protegidos, realizar a limpeza e desinfecção dos ambientes atingidos por enchentes com água sanitária e reforçar o controle de roedores.






