O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, divulgou novo o boletim com informações atualizadas sobre a cheia no estado.
Pelos decretos municipais, dos 62 municípios do Amazonas, 10 estão em Situação de Emergência; 16 em Alerta e 36 em Atenção. O novo município a entrar em Emergência foi o de Tonantins, segundo o mais recente boletim divulgado na terça (22/4).
Em situação de Emergência estão: Humaitá, Apuí, Manicoré, Boca do Acre, Guajará, Ipixuna, Novo Aripuanã, Benjamin Constant, Borba e Tonantins.
Em situação de Alerta estão: Nova Olinda do Norte, Pauini, Lábrea, Canutama, Tapauá, Beruri, Itamarati, Eirunepé, Envira, Carauari, Juruá, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá.
Em todo o estado, mais de 29,6 mil famílias já foram afetadas pelas enchentes, totalizando cerca de 118,4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. As nove calhas dos rios do Amazonas permanecem em processo de cheia, com picos previstos entre os meses de março e julho.
Leia mais:
Operação Cheia 2025: Ajuda humanitária do Governo do AM chega a Manicoré
Família pede ajuda para encontrar adolescente de 14 anos que desapareceu no Amazonas
Operação Cheia 2025
A ajuda humanitária enviada pelo Governo do Amazonas, para atender a população afetada pela cheia no interior do estado, chegou ao município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), nesta quarta-feira (23). O apoio vai atender 4 mil famílias do município.
O município recebeu 80 toneladas de alimentos, em 4 mil cestas básicas, 300 caixas d’água de 500 litros, 300 caixas com um total de 9 mil copos de água potável, além de dois kits de purificadores de água do projeto Água Boa, destinados às comunidades sem acesso à rede de abastecimento.
Após as entregas em Manicoré e Apuí, o município de Humaitá é o terceiro a receber a ajuda humanitária. Ao todo, a ação deve beneficiar mais de 8 mil famílias nos três municípios.
As ações fazem parte da Operação Cheia 2025, lançada pelo governador Wilson Lima, em 16 de abril.
O Estado também deve enviar ainda nesta semana, kits de medicamentos e produtos destinados à saúde para Apuí, Boca do Acre, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Manicoré e Novo Aripuanã, todos municípios em Situação de Emergência.