Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Cepcolu: unidade pioneira na prevenção do Câncer de Colo Uterino é inaugurada no Amazonas

Cepcolu: unidade pioneira na prevenção do Câncer de Colo Uterino é inaugurada no Amazonas

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 10/03/25 às 22:37h

Nesta segunda-feira (10/03), foi inaugurado o primeiro Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) do Amazonas, uma ação que fortalece a rede de saúde feminina do estado. A inauguração aconteceu no mês dedicado às mulheres, marcando o início do Março Lilás, e representa a maior ação do Governo do Amazonas no combate ao câncer do colo uterino.

O Cepcolu ampliará em seis vezes a oferta de procedimentos de conização, essenciais para salvar vidas ao tratar lesões precoces que podem evoluir para o câncer. Durante a cerimônia, o governador Wilson Lima destacou a relevância da inauguração.

“Entregar uma unidade como essa em que vamos prevenir 100% do câncer nessas mulheres é uma conquista que me realiza não enquanto governador, mas como cidadão e ser humano. Isso muda a vida das pessoas e é um trabalho que se soma ao trabalho que estamos fazendo nos municípios, para que haja o incentivo do preventivo no interior do estado”, afirmou o governador Wilson Lima durante a cerimônia de inauguração.

A unidade funcionará de forma integrada com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), que já atendia pacientes com câncer do colo uterino, mas agora terá o serviço descentralizado e ampliado, concentrando, em um único local, cirurgias e acompanhamento especializado.

Pioneiro no Brasil, o Cepcolu oferecerá de maneira específica e integralizada a cirurgia de conização, um procedimento que retira lesões pré-malignas do colo do útero, prevenindo o câncer e o risco de óbito.

A operação terá impactos significativos para o sistema de saúde do Amazonas, ajudando a reduzir a ocupação de leitos hospitalares, cirurgias de alta complexidade, radioterapia, quimioterapia e transfusão de sangue, desafogando a demanda na FCecon, melhorando a capacidade de resposta na unidade de saúde e permitindo atendimentos para outros tipos de câncer.

A nova unidade também vai fazer o acompanhamento das mulheres após as conizações. Todas as pacientes serão acompanhadas a cada seis meses, por um período total de dois anos, seguindo os protocolos das sociedades médicas especializadas e as diretrizes do Ministério da Saúde.

“Em 2021, quando a gente idealizou o Cepcolu, foi justamente para retirar de dentro da Fcecon a prevenção terciária. Não é para tratar câncer, é para evitar o câncer. O governador Wilson Lima está de parabéns porque nós estamos verdadeiramente enfrentando a doença”, destacou a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira.

A entrega do Cepcolu ainda contou com a presença dos deputados estaduais Delegado Péricles e Rozenha; do senador Plínio Valério; do ex-deputado estadual Ricardo Nicolau; da secretária de Saúde, Nayara Maksoud; do diretor da FCecon, Gerson Mourão; da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Luissandra Chíxaro; além de nove vereadores, secretários de Estado e profissionais de saúde.


Leia mais:

Wilson Lima diz que sistema de esgoto em municípios do Amazonas teve avanços de melhorias em sua gestão

Mais de 300 famílias da Comunidade da Sharp terão prioridade em processo de reassentamento do Governo do Amazonas


Cepcolu

O Cepcolu será um hospital-dia, ou seja, com internações de curta permanência, funcionando de segunda a sexta, das 7h às 19h. A estrutura conta com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para cursos e treinamentos. A capacidade plena da unidade é de realizar 3 mil conizações/ano. Até então eram realizadas 500 conizações por ano, na FCecon.

A criação do Cepcolu foi oficializada pela Lei n.º 7.290, de 6 de janeiro de 2025, sancionada pelo governador Wilson Lima e publicada no Diário Oficial do Amazonas. Com a lei, o Cepcolu faz parte da estrutura organizacional da Fundação Cecon, sendo gerenciado pelo hospital, que é referência no tratamento de câncer na região.

Foto: Alex Pazuello/Secom

A construção do Cepcolu contou com a parceria da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), por meio de cooperação técnica. A UGPE elaborou e executou os projetos complementares, além de assumir a fiscalização da obra.

Com investimento total é de R$ 6,4 milhões em obras, equipamentos e mobílias, o Cepcolu foi construído com recursos do orçamento estadual, além de emendas parlamentares dos deputados Delegado Péricles e João Luiz, do ex-deputado Ricardo Nicolau e do senador Plínio Valério.

Câncer de colo de útero

Apesar de prevenível, o câncer do colo do útero é a doença que mais mata mulheres no Amazonas. Conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), são 23 mortes, em média, a cada mês. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para 2025, são previstos 610 novos casos no Amazonas.

“Esse projeto mostra como é possível a sustentabilidade do SUS (Sistema Único de Saúde) quando você imagina o valor de uma conização e o valor do que é gasto com cirurgia, radioterapia, quimioterapia e cuidados paliativos. Essa é a grande comparação que tem que ser feita”, frisou o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.

Foto: Alex Pazuello/Secom

Estudos demonstram que a doença é 100% evitável quando trabalhados os três níveis de prevenção. Na prevenção primária, existe a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que está à disposição na rede de Atenção Básica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); na secundária, através do exame preventivo, que detecta inflamações pré-malignas e que precisam fazer a colposcopia com biopsia do colo do útero; e terciária, em que todas as pacientes com resultado da biópsia confirmando as lesões precursoras, precisam tratar essas inflamações através da conização, que passa a ser realizada na nova estrutura do Cepcolu.