O governador do Amazonas Wilson Lima se reuniu com prefeitas e vice-prefeitas do Amazonas nesta sexta-feira (07/03), um dia antes do dia da mulher, para falar do investimento de R$ 23 milhões voltado ao fomento de projetos e iniciativas que promovam o trabalho e o empreendedorismo feminino no estado.
No mesmo encontro, o governador foi questionado sobre o avanço no tratamento de esgoto, tanto na capital amazonense quanto nos interiores do Estado.
O governador explica que, quando assumiu em 2019, Manaus tinha, no máximo, 12% de tratamento de esgoto funcional, mas que após a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Educandos, localizada no bairro Educandos, na zona sul de Manaus, esse número aumento em 22%.
Já no interior, sua administração avançou em diversas tratativas para manter o abastecimento de água nesses locais.
Leia mais
“A meta do governo é chegar a 24 mil unidades habitacionais”, afirma secretário Marcellus Campêlo
Wilson Lima anuncia R$ 23 milhões para impulsionar o empreendedorismo feminino
“Um exemplo é o município de Benjamin Constant, que nós construímos uma estrutura nova. Também é o caso de São Gabriel da Cachoeira, de Nova Olinda do Norte e nós estamos em tratativas com algumas prefeituras pra entender como é que a gente pode avançar nessa questão da água e do esgoto”, disse Wilson Lima.
“O município de Maués, graças ao Prosai, saiu de 0% pra 50% de tratamento de esgoto, com 100% de água potável no município”, finalizou o governador
🔷 Wilson Lima diz que sistema de esgoto em municípios do Amazonas teve avanços de melhorias em sua gestão
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/fuFNYZyror
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 7, 2025
O que é o Prosai
O ProsaiMaués é um programa de saneamento integrado e nasceu com o objetivo de contribuir para solucionar problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população de Maués.
Entre as metas atingidas pelo programa estão; a redução das famílias que viviam sob o risco de inundações; melhorias no serviço de esgotamento e de abastecimento de agua potável para a população urbana e suas comunidades indígenas; assim como, fomentar o turismo através de suas obras de infraestrutura.