Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

Bares, adegas e estabelecimentos similares foram fiscalizados. (Foto: divulgação/ Victor Levy/SSP-AM)
Cerca de 13 bares, adegas e estabelecimentos similares foram fiscalizados entre a noite de sexta-feira (7/11) e a madrugada de sábado (8/11), durante mais uma ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em Manaus. A operação resultou na interdição de três locais por irregularidades, como falta de documentação para funcionamento e presença de adolescentes.
O delegado Marcos Arruda, titular do 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), destacou que a ação contou com a participação de órgãos estaduais e municipais, que atuaram nas zonas norte, oeste e centro-sul da capital para coibir práticas irregulares.
“Foram realizadas fiscalizações em diversos estabelecimentos, dos quais alguns foram lacrados. Verificamos a regularidade de funcionamento, a presença de menores e outras possíveis irregularidades”, explicou o delegado.
Durante a operação, uma adolescente foi flagrada em um estabelecimento no bairro Cidade Nova, zona norte. A equipe do Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) orientou a menor e a retirou do local.
Três estabelecimentos também foram interditados por fiscais da Semef (Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação), todos na zona norte, por ausência completa de documentação exigida para funcionamento. Em um deles, agentes da Sejusc (Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania) também identificaram menores de idade.
Leia mais:
Vigilante perde processo trabalhista contra empresa que o proibiu de ter barba: O que diz a CLT?
Festa dos Bumbás impulsiona bares temáticos em Manaus antes do Festival de Parintins
A auditora fiscal Perpétua Basílio, da Semef, afirmou que a interdição foi inevitável:
“Os estabelecimentos não apresentaram nenhum documento, nem da Semef nem de outros órgãos. Não havia qualquer autorização para funcionamento”, destacou.
Além disso, dois bares localizados nos bairros Monte das Oliveiras e Parque 10 tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso por irregularidades.
A ação contou com o apoio de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (Seagi), Sejusc, JIJI, Visa Manaus, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Guarda Municipal e Amazonas Energia.






