O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), apreendeu, nesta terça-feira, 17, mais de 112 quilos de carne imprópria para consumo, 10 quilos de pirarucu e outros produtos em um supermercado no bairro da Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus. No estabelecimento, foram encontradas peças de carne e peixe com a coloração escura e com mau cheiro, impróprias para o consumo.
Os produtos expostos sem prazo de validade e com o prazo de validade vencido foram retirados das prateleiras, itens como ração para gatos, enlatados, pães, torradas, presunto, suco de laranja, polpa de frutas e material de limpeza. Todos os produtos apreendidos foram descartados no lixo.
Leia também:
Cadastro de meia-passagem está aberto para estudantes da rede privada
De acordo com diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, as infrações no local resultaram na comprovação de irregularidades, e foram lavrados autos de constatação e infração, conforme previsto no Código Nacional de Defesa do Consumidor.
“É inaceitável que o estabelecimento venda produtos impróprios para o consumo humano, tentando burlar a veracidade da validade, desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor”, afirmou Fraxe.
O chefe de fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, que esteve à frente da fiscalização, solicita aos consumidores que fiquem atentos à validade dos produtos nos estabelecimentos, que não comprem produtos sem prazo de validade e que, ao ver um produto com o prazo de validade vencido, denuncie.