A Prefeitura de Manaus anunciou que a campanha de vacinação contra a influenza de 2025 está prevista para iniciar no segundo semestre, na capital amazonense. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mantém ativa a campanha de 2024, com aplicação da vacina em mais de 160 pontos de imunização espalhados por todas as zonas da cidade.
Atualmente, a vacina está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforça a importância da imunização, principalmente entre os grupos considerados mais vulneráveis: crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos e povos indígenas.
“Essas pessoas têm maior risco de desenvolver complicações causadas pelo vírus influenza. Ao se vacinarem, reduzem significativamente as chances de internação ou até óbito por síndromes gripais”, afirmou a secretária.
Por conta das particularidades climáticas da região Norte, a campanha de vacinação contra a gripe ocorre em um período diferente do restante do país, sendo tradicionalmente realizada no segundo semestre. Em 2024, a mobilização teve início em 2 de setembro e foi prorrogada até 31 de julho de 2025, com ampliação do público-alvo.
“Nosso objetivo é aumentar o acesso à vacina. Quem ainda não recebeu a dose referente à campanha atual pode procurar qualquer sala de vacinação da Semsa e garantir a proteção até o início da próxima campanha”, destacou Shádia.
Leia mais
Operação Páscoa: Ipem-AM intensifica fiscalização nos supermercados e alerta consumidores
Empresa é denunciada após ‘distribuir’ multas falsas a motoristas de Manaus; entenda
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, lembra que a vacina contra a influenza é gratuita e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, CPF ou cartão do SUS e, se possível, o cartão de vacinação.
Os endereços e horários de funcionamento das unidades de imunização estão disponíveis no site da prefeitura: manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/11/Salas-de-Vacina-contra-Influenza.pdf.
Isabel explica ainda que a vacina trivalente utilizada na campanha é segura, eficaz e pode ser administrada juntamente com outras do calendário nacional. No entanto, pessoas com febre ou diagnóstico recente de Covid-19 devem aguardar a recuperação antes de se vacinar.
Cobertura vacinal
Desde o início da campanha de 2024, Manaus já aplicou 566.528 doses, o que representa uma cobertura vacinal de 60,65% da população-alvo, estimada em 709.530 pessoas. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), atualizados até o dia 6 de abril.
Além dos grupos prioritários tradicionais, a campanha também inclui profissionais da saúde, professores, pessoas em situação de rua, forças de segurança, quilombolas, militares, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros, portuários, funcionários do sistema prisional, detentos e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.