As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Alta temperatura das águas pode ter matado botos em Tefé, no AM

Alta temperatura das águas pode ter matado botos em Tefé, no AM

Temperatura do rio no local onde animais foram encontrados chegou a 40 graus na última quinta-feira, dia 28 (Foto: André Zumak/Instituto Mamirauá)

Desde o último sábado (30), 110 botos morreram no lago de Tefé, no Amazonas. A região enfrenta uma seca extrema e a água chegou a 40 graus, algo bem acima dos padrões da média. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), classifica o caso como “emergência ambiental“.

Embora a causa da morte desses animais ainda seja desconhecida, a especialista do Instituto Mamirauá, Miriam Marmontel, acredita que os óbitos estejam ligados às altas temperaturas das águas.


Leia também:

Após cerca de cem botos morrerem próximo a Tefé, veterinários se deslocam ao local

VÍDEO: Moradores de Tefé filmam boto e peixes mortos em lago devido à seca


“A minha impressão é que tem algo na água, obviamente, relacionado à situação de seca extrema, baixa profundidade dos rios e, consequentemente, ao aquecimento das águas. A média histórica da temperatura da água no Lago do Tefé é de 32 graus e, na quinta-feira, nós aferimos 40 graus até três metros de profundidade”, afirmou Miriam.

Até o momento não há registro de mortandades em outras localidades além da do Lago Tefé.

*Com informações da assessoria