A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM) estima que as vendas da Black Friday, que acontecerá no próximo dia 25 terão um aumento de 8% em relação ao obtido no ano passado.
A expectativa dos dirigentes lojistas é que os descontos nos produtos ofertados ao consumidor em lojas físicas e pela internet tenha uma ampla vairação, indo de 5% a 50%. Os setores mais ativos nesta black friday, ainda conforme o CDLM, é o de eletroeletrônicos, impulsionados também pela realização da Copa do Mundo de Futebol.
“Eletroeletrônicos, como televisores e computadores, estão no topo da cadeia de demanda, seguidos de perto por aparelhos de ar condicionado”, afirma o economista Sérgio Gonçalves, acrescentando que esse comportamento é típico nas semanas de black friday desde que esse evento veio importado dos Estados Unidos no início dos anos 2000.
Cartilhas Procons
Os serviços de Proteção ao Consumidor de todo o Brasil prepararam ao longo deste mês cartilhas específicas na qual são divulgadas orientações úteis para compras em lojas físicas e virtuais na internet. Os fornecedores, por sua vez, são alertados para que não descumpram o Código de Defesa do Consumidor na hora de fazer suas ofertas.
A principal dica é para que o consumidor saiba exatamente o que quer comprar e faça pesquisa de mercado sobre o valor médio do produto fora da época da promoção, já que o objetivo é conseguir adquiri-lo com desconto real. Na hora da compra, deve ser dada atenção ao custo do frete.
Para o fornecedor, o conselho é deixar sempre as informações claras e precisas, para que o consumidor não tenha dúvidas quanto às informações básicas sobre preço, itens que compõem o produto, condições de troca, prazo de entrega, garantia contratual, entre outros dados essenciais.
BOM PARA TODOS
A Black Friday brasileira é um pouco diferente da norte-americana, que é baseada em descontos diretos, mas também cumpre o objetivo da data, que é ativar a economia em todas as pontas. Assim, se tornou um evento comercial especial para que as empresas possam atingir um bom volume de vendas e assim renovar o estoque para o período subsequente, que é o Natal e Ano Novo.
Já para os consumidores, a vantagem está em poder adquirir produtos desejados ou contratar serviço com descontos especiais.