Azeite ganha sabores e novos aromas nas mãos de empreendedores do Amazonas

Arte: Rede Onda Digital
O azeite extravirgem é um dos principais aliados de uma alimentação equilibrada. Rico em gorduras monoinsaturadas, o produto ajuda a controlar o colesterol e protege o coração. Estudos indicam que o consumo regular reduz o risco de doenças cardiovasculares e melhora a função dos vasos sanguíneos.
Tradicionalmente elaborado a partir do fruto das oliveiras, cultivadas em regiões de clima mais ameno, o azeite tem conquistado o mercado e atraído o interesse de empreendedores do Amazonas, que utilizam suas propriedades nutricionais e acrescentam toques, sabores e aromas característicos da região.
Um exemplo é o Toiró, um azeite produzido no município de Maués a partir do óleo de castanha. Com edição limitada, o produto está disponível em feiras e exposições gastronômicas, além de restaurantes especializados em culinária amazônica.
“A produção ainda é pequena, mas a ideia é torná-lo um produto mais conhecido do público”, garante o empreendedor Lucca Máximo, italiano que se apaixonou pela Terra do Guaraná e hoje produz uma linha de itens que inclui também chocolates.

Em Manaus, o empreendedor Fábio Silva foi ainda mais longe e desenvolveu um azeite saborizado com pimenta murupi. O resultado é um produto extremamente aromático e levemente picante, uma combinação de sabor que acrescenta qualidade e sofisticação a qualquer salada ou o “churras” do fim de semana. No tambaqui assado então!
“O azeite de muruci é o resultado da fusão a frio do azeite de oliva extra-virgem e da pimenta murupi e reúne o que há de melhor nos valores nutricionais de ambos, permitindo a harmonização com grande variação de alimentos e preparações que vão da entrada e petiscos até sobremesas”, garante o texto de apresentação do produto no site da empresa.

O azeite de murupi pode ser encontrado na Feira de Artesanato da avenida Eduardo Ribeiro e no Mercado de Origem, onde a empresa mantém pontos de comercialização.

A mais recente incursão dos amazonenses neste ramo é protagonizada pelo trio Jefferson Coronel, George Dantas e Sandro Breval, que estão trazendo para Manaus o azeite 0.1, um produto aromático, com sabor marcante e o melhor do mundo, com quase nenhuma acidez. Quanto menos ácido, melhor é um azeite e o 0.1 chegou ao ápice neste quesito.

Produzido no Rio Grande do Sul, o 0.1 será envasado em Manaus e comercializado em casas especializadas em produtos premium.

Saiba mais:
Gastronomia afetiva: comidinhas saborosas que remetem a colo de vó ou a falta de dinheiro no bolso
Gin com alma amazônica: a bebida do agente 007 ganha novos sabores da floresta
Saudável e nutritivo
O azeite é fonte natural de antioxidantes, como polifenóis e vitamina E. Esses compostos atuam na prevenção do envelhecimento celular e no combate a inflamações. O azeite também contribui para o bom funcionamento do cérebro e auxilia na redução do declínio cognitivo associado à idade.
Na culinária, o azeite extravirgem pode ser consumido cru ou em preparações de baixa temperatura. Além de conferir sabor, facilita a absorção das vitaminas A, D, E e K. Por ser uma gordura de boa qualidade, favorece a saciedade e pode auxiliar no controle do peso, desde que consumido com moderação.
O uso contínuo do azeite extravirgem está associado à dieta mediterrânea, reconhecida por seus efeitos positivos na saúde. Incorporar o produto à rotina alimentar é uma forma simples de garantir equilíbrio nutricional e contribuir para a prevenção de doenças crônicas.

Dica do dia:
Bata no liquidificador 500 ml do azeite de sua preferência com 100g de salsinha. Você terá um azeite saborizado excelente para saladas e entradinhas, como a bruchetta.






