Depois de registrar uma subida constante em onze dias, o Rio Negro diminuiu dois centímetros de terça para esta quarta-feira (8). Com isso, o nível das águas chegou a 11,20 metros.
Os primeiros dias de novembro indicavam que esse evento natural, conhecido como repiquete, quando o rio sobe e depois desce, poderia ocorrer. O primeiro dia registrou um aumento de oito centímetros. Na sequência, a régua do porto de Manaus anotou duas cotas diárias de 6cm; depois, no dia 4, seguiu subindo 3cm e depois 2cm, 1cm e 2cm, nos dias seguintes.
Logo depois ocorreram aumentos discretos, até que culminou em uma descida nesta quarta. Todos os números podem ser encontradas no site do Porto de Manaus.
Leia também
Histórico: Seca do Rio Negro bate recorde com 13,59 cm e supera 2010
De acordo com as medições diárias, a descida do rio começou no dia 17 de junho, com 1cm. Na ocasião, o nível marcada 28,29m. De lá pra, a descida foi gradual, com a maior média, em torno de 0,30cm por dia, no fim do mês de setembro.
Seca histórica no Rio Negro
No último dia 16 de outubro, com 13,59m, a seca desse ano bateu a marca registrada em 2010, de 13,63m, que era a maior estiagem do estado. Mas a seca continuou e chegou até o dia 26 de outubro. Com isso, desceu mais 0,93 cm.