
Animais silvestres são resgatados em diferentes bairros de Manaus
Quatro animais silvestres foram resgatados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), nesta quinta-feira (28/8), em diferentes pontos de Manaus. A operação envolveu um periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus), uma mucura (Didelphis marsupialis), um aracuã (Ortalis motmot) e um urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus).
Os resgates ocorreram nos bairros Alvorada, na zona centro-oeste, e Novo Aleixo, na zona norte, após moradores acionarem a Gerência de Fauna (Gfau). De acordo com o órgão, os animais estavam fora do habitat natural e alguns apresentavam ferimentos ou risco de morte.
Leia mais:
VÍDEO: Câmera flagra dupla em moto assaltando mulher na zona Sul de Manaus
Amazonas proíbe instalação de tomadas em celas e áreas de visitação em presídios
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que a colaboração da população é essencial nesse tipo de ocorrência. Segundo ele, a maioria dos casos começa quando os animais aparecem em quintais ou pátios residenciais, e os moradores acionam o órgão. “É fundamental contatar imediatamente a equipe do Ipaam para que o resgate seja feito com segurança, em parceria com o Ibama”, disse.
Já o assessor ambiental da Gfau, Gilson Tavernard, alertou para os riscos de alimentar animais silvestres antes da chegada da equipe. “Alimentos como pão, farinha, banana ou repolho não fazem parte da dieta dessas espécies e podem até causar a morte. O ideal é nunca oferecer comida e acionar o Ipaam o quanto antes”, reforçou.
