As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Amazonas registra mais de 800 queimadas em uma semana, segundo Inpe

Amazonas registra mais de 800 queimadas em uma semana, segundo Inpe

Satélite do Inpe mostra focos de calor no Amazonas (Foto: Reprodução).

O Amazonas teve mais de oitocentos focos de queimadas em apenas uma semana, segundo dados do Programa de BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o órgão, de domingo (14/7) até o sábado (20), foram 878 focos de calor em todo o estado.

O pior dia foi na quinta-feira (18), quando o Amazonas registrou 260 queimadas. Nesse sábado, foram 234.

No ano passado, no mesmo período, foram registrados 180 queimadas em todo o estado. Comparando os dois anos, houve um aumento expressivo de 387% no número de focos de calor.


Leia mais:

Devido à seca severa, governo antecipa envio de medicamentos para municípios do Amazonas

FVS realiza mapeamento dos impactos da estiagem no Amazonas


A situação é agravada pelo fato de o estado já estar vivenciando uma nova seca, que poderá ser tão ou mais séria que a do ano passado. Em Manaus, o Rio Negro desceu mais de 60 centímetros só em julho. A seca também já tem impacto grave sobre municípios do interior.

Ainda segundo o Inpe, os município de Lábrea e Apuí, na Região Sul do Amazonas, que é chamada de arco do fogo, são o segundo e o terceiro com mais focos de queimada de todo o país, em julho. Até o sábado, Lábrea consolidava 317 queimadas, enquanto Apuí 314.

Na somatória geral do mês, até o sábado, o Amazonas tem o total 1.106 focos de calor registrados pelo Inpe. No ano passado, durante o mês de julho inteiro, foram 1.947.

Com informações de G1.