O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), lançou nesta quarta-feira (9/4) a terceira edição da jornada de cirurgias oftalmológicas em São Paulo de Olivença, no Alto Solimões. A iniciativa busca atender 500 pacientes com catarata e pterígio no município, localizado a 985 km de Manaus.
O mutirão é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de São Paulo de Olivença, com recursos estaduais de emenda do deputado Abdala Fraxe (Avante).
A abertura ocorreu em um ginásio, onde pacientes foram avaliados por um oftalmologista antes do encaminhamento ao hospital local. Tadeu de Souza falou sobre importância da assistência oftalmológica para populações afastadas da capital.
“Esse tipo de intervenção melhora a qualidade de vida, principalmente dos trabalhadores da zona rural, já que muitos deles não moram na sede do município. Isso significa oportunidade de vida nova, de poder enxergar novamente, de ler a Bíblia, assistir TV, por exemplo. É um resgate da dignidade“, destacou Tadeu.

Cirurgias pelo Amazonas
O deputado Abdala Fraxe reforçou que outras cidades do interior também receberão as cirurgias até o fim do ano.
“Temos aqui, hoje, gente da sede do município, de comunidades ribeirinhas e de comunidades indígenas, ou seja, a população toda está sendo alcançada com a possibilidade de ter a sua visão restaurada“, afirmou o parlamentar.
O prefeito de São Paulo de Olivença, Gibe Martins (UB), agradeceu a parceria e destacou a importância da ação.
“Esse apoio garante mais saúde para a nossa população. Vamos seguir juntos fortalecendo esse trabalho”, declarou.