Amazonas entra em alerta com previsão de chuvas fortes e risco de alagamentos

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Amazonas está entre os 6 estado que exigem maior atenção nesta sexta-feira (16/01) devido à previsão de chuvas intensas e temporais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além do Amazonas, o Pará, Mato Grosso, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também estão em alerta.
De acordo com o Inmet, a expectativa é de pancadas que podem variar de 30 a 60 milímetros por hora, somando até 100 milímetros ao longo do dia. As chuvas devem vir acompanhadas de ventos fortes, que podem alcançar até 100 km/h, aumentando a possibilidade de quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e alagamentos em áreas urbanas e ribeirinhas.
Leia mais
Amazonas cria cadastro estadual de voluntários para atuação em desastres e ações humanitárias
Amazonas FC acerta contrato com atacante Ronald, ex-Remo
Além das chuvas, há alerta para elevação gradual do nível de rios e igarapés. Segundo o monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), o município de Tefé, no interior do Amazonas, pode registrar inundações em áreas próximas às margens, devido ao avanço das cheias e ao aumento da vazão de rios secundários.
O cenário de instabilidade não se restringe ao Norte do país. Estados do Sul, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também enfrentam risco elevado de temporais, com possibilidade de granizo e danos estruturais. Já no Sudeste, há previsão de chuvas moderadas, com atenção para alagamentos e deslizamentos em áreas urbanas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.






