Em 2023, o Amazonas registrou alto número de internações entre o público infantil causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A informação consta do Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado hoje, 23.
O boletim aponta que, em 13 das 27 unidades federativas, o crescimento de casos está concentrado entre as crianças.
Além do Amazonas, estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe, também estão com alta no registro de casos.
Leia mais:
Manaus terá mais de 70 pontos de vacinação contra Covid esta semana
Segundo o estudo, no quadro etário geral, em 19 das 27 unidades, há sinal moderado de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas).
Entre as capitais, 15 apresentam sinal de crescimento de SRAG: Belém (PA), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e Teresina (PI).
E entre as crianças pequenas, permanece o predomínio de casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o que mantém o número de novas internações elevado nesse público. Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, ressaltou a importância da vacinação para combater Covid, SRAG e demais síndromes respiratórias:
“O cenário de manutenção da presença de casos de SRAG associados à Covid-19, bem como o aumento recente naqueles associados ao vírus influenza A, reforça a importância da adesão a campanhas de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe”.