Açaí vendido sem higiene leva à interdição de comércio no Centro de Manaus

(Foto: Tiago Auzier/Semcom)
Um estabelecimento que vendia açaí em condições precárias de higiene foi interditado e lacrado na manhã desta sexta-feira (10/10), no Centro de Manaus. O local funcionava de forma clandestina na rua dos Barés, zona Sul, e armazenava o produto de forma irregular, com equipamentos enferrujados e uso de corantes para alterar a cor e textura do alimento.
A operação foi conduzida pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com apoio da Semacc, da Guarda Municipal e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Segundo a fiscal da Visa Manaus, Cristiane Ruwer, o ambiente não tinha nenhuma condição estrutural para a produção de alimentos. “Encontramos produtos sem procedência, mal armazenados e o uso indevido de corantes para modificar o açaí”, relatou.
Leia mais:
Senadores já destinaram R$ 174,7 milhões em emendas individuais ao Amazonas
Líder de facção criminosa, “Matuê” morre em confronto com a polícia no RJ}
De acordo com o diretor da Semacc, Jorge Pimentel, o consumo do açaí vendido no local poderia trazer sérios riscos à saúde. “Quem consumir um produto nessas condições pode ingerir alimentos contaminados e sem segurança”, alertou.
Ele reforçou ainda a importância de a população verificar a procedência do alimento. “O açaí faz parte do nosso cardápio e da nossa cultura, mas precisa ser produzido com segurança”, afirmou.
