O Estado do Tocantins ganhou um grande estímulo para o desenvolvimento das atividades turísticas em municípios da região central, como Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Miracema. Estes municípios passam a fazer parte da Rota Turística da Região Central do Tocantins após a publicação da Lei nº 4.329/2024, sancionada, recentemente, pelo governador Wanderlei Barbosa (REPU), cujo projeto é de autoria da deputada estadual Janad Valcari (PL).
Segundo a lei, a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos na Rota da Região Central receberão o apoio dos programas oficiais voltados para o fortalecimento da regionalização do turismo. Atrativos conhecidos dos tocantinenses como a Praça dos Girassóis, Parque Cesamar, Parque dos Povos Indígenas, Mirante do Limpão, Praias da Graciosa, do Prata, das Arnos, e Caju, além do Memorial Coluna Prestes, Catedral de Palmas, Palacinho, Ponte Fernando Henrique Cardoso, dentre outros, fazem parte dessa rota.
Veja também:
Estiagem: Decreto com medidas emergenciais para atender produtores entra em vigor no Tocantins
A famosa Catedral Nossa Senhora das Mercês, Roteiro Centro Histórico, Museu Histórico e Cultural, Ilha Porto Real e Memorial Heróis do Tocantins, em Porto Nacional também estão na rota turística, além da Praia de Luzimangues, Lagoa Azul e Praia do Âncora. Ainda no roteiro, estão as praias de Miracema (Funil, Funilinho, Mirassol e Praia do Paredão), além da Praça Pedro Praxedes, Ponte Imigrantes Nordestinos e a Usina Hidrelétrica Luís Edurado Magalhães.
Quem visita a região central do Estado com certeza já passou por um desses atrativos. Sem falar nas belas e frequentadas cachoeiras de Taquaruçu, a exemplo das Cachoeiras Roncadeira, Escorrega Macaco, Arara, Bela Vista, Evilson, Bugio, Vai Quem Quer, Sambaíba, Pedra do Pedro Paulo, Tirolesa Voo do Pontal, as Praças Joaquim Maracaípe e Vereador Tarcísio Machado e a Igreja Nossa Senhora do Rosário que são um paraíso à parte no centro do Tocantins.
Rota Estadual do Turismo de Taquaruçu
O Distrito de Taquaruçu, a 30 km da capital, agora faz parte da Rota Estadual do Turismo Ecológico, Gastronômico, Cultural e de Aventura, cujo objetivo é desenvolver o potencial turístico regional e local; fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas; fortalecer e fomentar os setores ligados ao turismo e promover o desenvolvimento econômico local.
Situado nas encostas da serra, o Distrito é um destino para os adeptos ao ecoturismo. Um refúgio serrano, local ideal para se refrescar nas águas frias de suas inúmeras cachoeiras. Além de oferecer a prática de atividades como rapel, tirolesa e trilhas, e ainda descansar em uma de suas pousadas. Taquaruçu também se tornou um atrativo gastronômico por se destacar com uma culinária típica, que ganha notoriedade no Festival Gastronômico que acontece anualmente.