Foi protocolado na Câmara Municipal de Gurupi, nesta quinta-feira, 24, Projeto de Lei Complementar de autoria do poder executivo, que propõe alterações significativas na Taxa de Coleta de Lixo e Remoção de Resíduos do município.
O projeto busca não apenas simplificar e adequar a cobrança, mas também trazer benefícios diretos aos contribuintes, como isenções, limites anuais e descontos regressivos.
A iniciativa para redução da taxa partiu da prefeita Josi Nunes (UB), que pretende mudar o formato atual de cobrança e implementar um novo modelo para beneficiar a população, reduzindo os impactos financeiros aos contribuintes com novos valores distribuídos pelos próximos anos.
A gestora enfatizou a importância dessas mudanças para uma gestão mais justa e equilibrada das taxas municipais. Ela destaca que essas modificações visam tanto ao alívio financeiro para os contribuintes quanto à adequação das cobranças às realidades específicas de cada imóvel.
“Ouvimos atentamente a comunidade, os vereadores e sensibilizada com os questionamentos, decidimos reduzir a cobrança da taxa da coleta de lixo, já enviamos a proposta para a Câmara, portanto, os contribuintes que ainda não pagaram a taxa, esperem pela atualização com os novos valores, já aqueles que pagaram, não se preocupem, pois serão restituídos com crédito fiscal”, destacou a prefeita Josi Nunes.
Ao encaminhar para a Câmara o projeto, a Prefeita ressaltou a urgência dessas modificações e a agilidade na tramitação do projeto, visando a sua aprovação e implementação o mais rápido possível.