O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, celebrou na quinta-feira (21) o lançamento do projeto de Ordenamento Turístico, que visa à regularização dos atrativos turísticos do Estado, uma das muitas ações dentro desse eixo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Setur, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O ponto de partida deste projeto foi o Morro do Segredo, localizado no município de Lajeado, figurando como o primeiro atrativo a receber a orientação educativa para a regularização, em conformidade com a legislação ambiental do Estado e com as normas de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito do município, Júnior Bandeira (PSB), ressaltou a importância dessa conquista para a comunidade local e para os atrativos turísticos do estado.
“Ficamos felizes em ter o lançamento desse projeto em Lajeado, nesse momento em que o turismo está em evidência. Queremos que nosso município cresça em qualidade e responsabilidade ambiental”.
Leia também:
Microcervejarias podem ficar livres de imposto no Tocantins
Governador do Tocantins reúne secretários para balanço da gestão
“O Tocantins está dando um salto com as ações de ordenamento. Estima-se que. ao final desse projeto. tenhamos mais de 300% de aumento das formalizações dos atrativos turísticos do Estado”, avaliou o secretário Hercy Filho, acrescentando que os projetos seguem a orientação do governador Wanderlei Barbosa, que tem investido no desenvolvimento do Tocantins, porém, exigindo o cumprimento de todos os critérios necessários.
Projeto
O projeto planeja estender a regularização a todas as sete regiões turísticas do Tocantins, com o primeiro foco nas Serras Gerais. A expectativa é de que, até o final deste ano, outras regiões turísticas, como Encantos do Jalapão, Serras e Lago, também estejam contempladas por esse esforço coletivo, que visa oferecer experiências mais seguras aos visitantes e assim impulsionar o setor turístico do Tocantins.