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Governo do Tocantins e União anunciam cooperação técnica para viabilizar Hidrovia Araguaia-Tocantins

Nacional
(Foto: Reprodução)
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    26 de outubro de 2023 às 15:49

    Em reunião para discutir o Corredor de Exportação Centro-Norte: Integração dos Modais de Transporte Rodoviário, Ferroviário e Aquaviário, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, propôs ao governador Wanderlei Barbosa (REPU) a criação de uma agenda de cooperação entre o Governo do Tocantins e o Ministério.

    A iniciativa visa debater, tecnicamente, propostas e alternativas com o objetivo de resolver os gargalos que há décadas travam o projeto da Hidrovia Araguaia-Tocantins, entre eles a realização das obras de derrocamento do ‘Pedral do Lourenço’, no Rio Tocantins. A hidrovia é considerada vital para a consolidação do Corredor de Exportação Centro-Norte, que inclui as rodovias e a Ferrovia Norte-Sul.

    A reunião ocorreu na sede do Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP), na quarta-feira (25), por iniciativa do deputado Ricardo Ayres (REPU). Além do Governador e do ministro, participaram, também, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) e os secretários de Indústria e Comércio, Beto Lima, de Representação em Brasília, Carlos Manzini, e de Comunicação, Márcio Rocha, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e de outros segmentos.

    O governador Wanderlei Barbosa afirmou que a agenda de cooperação técnica entre o Governo do Tocantins e o Ministério de Portos e Aeroportos é um passo muito significativo, dada a importância estratégica da Hidrovia Araguaia-Tocantins para o próprio Estado e para todo o País.

    “Estamos no centro do País, somos cortados pela BR-153 e pela Ferrovia Norte-Sul, e falta a Hidrovia. Nós temos duas bacias importantes [Araguaia e Tocantins], e essas bacias vão dar uma nova dinâmica nas exportações e no escoamento da produção nacional”, afirmou.

    Pedral do Lourenço

    A viabilização da obra depende do derrocamento do Pedral do Lourenço, considerado hoje o maior empecilho para o funcionamento da hidrovia. No encontro, o governador Wanderlei Barbosa pediu ao ministro que dê prioridade a essa etapa essencial para a realização da obra.

    “A hidrovia vai reduzir o chamado Custo Brasil, principalmente para o Agronegócio, hoje muito dependente do transporte rodoviário. No Estado, os inúmeros benefícios alcançarão principalmente os municípios da região do Bico do Papagaio, que serão impactados positivamente com a instalação de grandes empreendimentos e a geração de empregos e oportunidades. O Tocantins também terá uma maior integração com os demais estados da região Norte, ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico”, finalizou o Governador.

    Por sua vez, o ministro Silvio Costa afirmou que, pela primeira vez, a questão das hidrovias entrou na ordem do dia da agenda do Governo Federal. Neste sentido, ele informou que acaba de ser autorizada pelo presidente da República a criação da Secretaria Nacional de Hidrovias, órgão vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos que cuidará exclusivamente do tema. Sobre a obra de derrocamento do ‘Pedral do Lourenço’, licitada pelo Governo Federal ainda em 2017, o ministro deixou claro que “é uma prioridade absoluta do atual Governo”, e que já há, inclusive, uma sinalização, por parte do Ibama, de que as licenças ambientais devem ser concluídas até dezembro deste ano, o que permitirá o início das obras já em fevereiro de 2024.

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    Em reunião para discutir o Corredor de Exportação Centro-Norte: Integração dos Modais de Transporte Rodoviário, Ferroviário e Aquaviário, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, propôs ao governador Wanderlei Barbosa (REPU) a criação de uma agenda de cooperação entre o Governo do Tocantins e o Ministério.

    A iniciativa visa debater, tecnicamente, propostas e alternativas com o objetivo de resolver os gargalos que há décadas travam o projeto da Hidrovia Araguaia-Tocantins, entre eles a realização das obras de derrocamento do ‘Pedral do Lourenço’, no Rio Tocantins. A hidrovia é considerada vital para a consolidação do Corredor de Exportação Centro-Norte, que inclui as rodovias e a Ferrovia Norte-Sul.

    A reunião ocorreu na sede do Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP), na quarta-feira (25), por iniciativa do deputado Ricardo Ayres (REPU). Além do Governador e do ministro, participaram, também, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) e os secretários de Indústria e Comércio, Beto Lima, de Representação em Brasília, Carlos Manzini, e de Comunicação, Márcio Rocha, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e de outros segmentos.

    O governador Wanderlei Barbosa afirmou que a agenda de cooperação técnica entre o Governo do Tocantins e o Ministério de Portos e Aeroportos é um passo muito significativo, dada a importância estratégica da Hidrovia Araguaia-Tocantins para o próprio Estado e para todo o País.

    “Estamos no centro do País, somos cortados pela BR-153 e pela Ferrovia Norte-Sul, e falta a Hidrovia. Nós temos duas bacias importantes [Araguaia e Tocantins], e essas bacias vão dar uma nova dinâmica nas exportações e no escoamento da produção nacional”, afirmou.

    Pedral do Lourenço

    A viabilização da obra depende do derrocamento do Pedral do Lourenço, considerado hoje o maior empecilho para o funcionamento da hidrovia. No encontro, o governador Wanderlei Barbosa pediu ao ministro que dê prioridade a essa etapa essencial para a realização da obra.

    “A hidrovia vai reduzir o chamado Custo Brasil, principalmente para o Agronegócio, hoje muito dependente do transporte rodoviário. No Estado, os inúmeros benefícios alcançarão principalmente os municípios da região do Bico do Papagaio, que serão impactados positivamente com a instalação de grandes empreendimentos e a geração de empregos e oportunidades. O Tocantins também terá uma maior integração com os demais estados da região Norte, ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico”, finalizou o Governador.

    Por sua vez, o ministro Silvio Costa afirmou que, pela primeira vez, a questão das hidrovias entrou na ordem do dia da agenda do Governo Federal. Neste sentido, ele informou que acaba de ser autorizada pelo presidente da República a criação da Secretaria Nacional de Hidrovias, órgão vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos que cuidará exclusivamente do tema. Sobre a obra de derrocamento do ‘Pedral do Lourenço’, licitada pelo Governo Federal ainda em 2017, o ministro deixou claro que “é uma prioridade absoluta do atual Governo”, e que já há, inclusive, uma sinalização, por parte do Ibama, de que as licenças ambientais devem ser concluídas até dezembro deste ano, o que permitirá o início das obras já em fevereiro de 2024.

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