O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (REPU), juntamente com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), prestigiaram na quarta-feira, 2, a cerimônia de lançamento das obras da fase 1-B do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, localizado em Palmas.
Na oportunidade, a empresa CCR Aeroportos – responsável pela administração do terminal aéreo – apresentou todo o planejamento, as etapas e as estruturas das obras orçadas em R$ 36 milhões.
O aeroporto de Palmas passou a ser administrado pela CCR Aeroportos em 2022. Esta será a primeira intervenção de ampliação e modernização na unidade do Tocantins após o aeroporto passar a ser operado pela iniciativa privada.
As obras abrangem intervenções estruturais essenciais, como a adequação nas áreas de escape na pista; a adequação da sinalização de pátio para acomodar cinco posições de código C; e uma reforma completa no Terminal de Passageiros. Tais melhorias têm como objetivos aumentar a segurança operacional, aprimorar a capacidade de atendimento das aeronaves e criar um ambiente mais moderno e confortável para os viajantes.
Para o governador Wanderlei Barbosa, a reforma do aeroporto trará melhorias para o giro econômico do Estado, fomentando o turismo e possibilitando a articulação de mais malhas áreas.
“Vimos o quanto o investimento mexe na economia local e essa obra será de grande importância para o nosso Estado, pois temos aqui vários atrativos turísticos. E com o aeroporto passando por melhoria, aumentará o fluxo de turistas, fazendo com que todo o país tenha acesso ao Tocantins. Somos o Estado mais bem posicionado do Brasil, estamos no centro do País, ainda não somos endereço de conexão, mas temos todo o potencial para ser”, reforçou.
Helicóptero é entregue a Secretaria de Segurança Pública
Ato contínuo, de volta ao Palácio Araguaia, o governador procedeu a entrega de um helicóptero do modelo Robinson R66 à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO). A aeronave foi cedida pelo Governo do Estado de São Paulo e será utilizada para reprimir a criminalidade no Tocantins.
O chefe do Executivo do Tocantins, Wanderlei Barbosa, enfatizou que o equipamento e os demais itens de proteção entregues vêm para somar nas forças da Segurança Pública do Estado do Tocantins.
“Entrego essa aeronave para a SSP-TO e, também, para o Naturatins, com intuito de auxiliar em todo o serviço de monitoramento das nossas áreas, das nossas belezas naturais, mas também principalmente no combate à criminalidade. Este helicóptero veio para somar forças, pois para realizarmos um bom combate, precisamos ter equipamentos e armamentos para executar as ações”, afirmou.
Já o secretário da SSP-TO, Wlademir Costa, ressaltou a importância da nova aeronave no combate à criminalidade e destacou que, com equipamentos chegando, aumenta a qualidade e, consequentemente, beneficia a população tocantinense.
“Sem sombra de dúvidas, vem para o combate à criminalidade, assim como em situações que se faça necessário o apoio aéreo. O nosso Governador mais uma vez priorizando a segurança pública da nossa população tocantinense”, pontuou.