WhatsApp prepara ferramenta de orientação para usuários evitarem suspensão de contas

(Foto: Shutterstock)
O WhatsApp está testando uma ferramenta que pretende orientar usuários sobre práticas que podem resultar na suspensão de contas. O recurso foi encontrado pelo site WABetaInfo na versão 2.25.35.7 do aplicativo em fase beta para Android.
A iniciativa busca tornar mais compreensíveis as regras da plataforma, já que muitos usuários relatam dificuldade para interpretar os Termos de Serviço, geralmente extensos e repletos de termos técnicos.
De acordo com o WABetaInfo, a nova função exibirá uma tela educativa sempre que uma conta voltar a ficar ativa após ter sido suspensa. O material deve reunir instruções diretas sobre comportamentos que podem levar a punições e como evitá-los.
Leia mais
WhatsApp ganha nova ferramenta que vai facilitar a vida dos usuários; saiba qual
Pesquisa revela que WhatsApp é o principal canal de comunicação dos manauaras
A medida tem como meta reduzir violações involuntárias e evitar que ações comuns sejam confundidas com atividades de spam pelos sistemas automatizados. Ao mesmo tempo, explicações mais objetivas podem ajudar o WhatsApp a aplicar sanções com mais precisão quando houver descumprimento claro das diretrizes.
Condutas que violam as regras
- As orientações devem enfatizar três práticas que podem resultar em suspensão:
- Envio de grandes quantidades de mensagens em pouco tempo, especialmente para contatos desconhecidos;
- Uso de ferramentas automatizadas para disparos de mensagens ou criação de grupos sem intervenção humana;
Envio de mensagens não solicitadas, inclusive para listas ou grupos formados por pessoas que não conhecem o remetente.
O WhatsApp utiliza sistemas automatizados para identificar comportamentos suspeitos, analisando volume de mensagens e padrões repetitivos. O conteúdo das conversas, no entanto, não é acessado, já que é protegido por criptografia de ponta a ponta.
*Com informações do Olhar Digital






