“Você morreu?”: Aplicativo chinês faz sucesso ao monitorar pessoas que moram sozinhas

O Sileme, app chinês alvo de controvérsia (Foto: Google).
Um novo aplicativo está fazendo sucesso, e causando polêmica, na China: O “Você Morreu?”, que dispara um alarme se o usuário não fizer login a cada 48 horas, tornou-se um dos mais vendidos no país, onde o número de pessoas que moram sozinhas não para de crescer.
Criado pela Moonscape Technologies, o aplicativo é apresentado como uma “ferramenta de segurança projetada para quem mora sozinho (…) para tornar a vida a sós mais confortável”. Desde a última semana, ele é um dos mais vendidos na loja de aplicativos para iOS na segunda maior economia do mundo.
O nome chinês “sileme” é um trocadilho com o nome de um popular aplicativo de entrega de comida e se traduz como “Você Morreu?” ou simplesmente “Morreu?”.
Leia mais:
Governo Federal lança aplicativo com serviços integrados para MEI´s
Após polêmica com fotos de mulheres e crianças, IA Grok limita edição de imagens para assinantes
O aplicativo, cujo ícone representa um fantasma, direciona os usuários para uma página onde devem inserir seu nome e o e-mail de um contato de emergência. Se a pessoa não fizer login nele por dois dias seguidos, o sistema envia um e-mail para o contato de emergência.
O nome do app causou controvérsia no país, com alguns usuários se sentindo constrangidos em baixá-lo ou considerando-o “muito violento”.
Após reclamações, a conta do aplicativo respondeu nas redes sociais que “consideraria seriamente” mudar o nome em nome da tranquilidade psicológica dos usuários, muitos deles idosos.
Outra polêmica em torno do aplicativo é o seu preço: Com o custo de 8 yuans (equivalente a R$ 6,16), é considerado caro por muitos usuários.
Em 2024, as pessoas que moram sozinhas representavam cerca de 20% de todos os lares chineses, um aumento em relação aos 15% de uma década atrás, segundo dados oficiais.
*Com informações de G1






