Gemini chega ao Google Maps: usuários poderão definir suas rotas com ajuda de IA

Aplicativo do Google Maps sendo utilizado (Foto: Getty Images).
O Google Maps recebeu uma atualização que deixa o app mais inteligente e fácil de usar durante a direção: o assistente de inteligência artificial Gemini foi integrado ao serviço.
Agora será possível conversar com o aplicativo por voz para fazer buscas, pedir informações ou relatar problemas no trânsito sem tirar as mãos do volante.
O novo Google Maps traz quatro grandes novidades com inteligência artificial para melhorar a navegação e a exploração de lugares.
Buscas mais completas
O Gemini vai ajudar em tempo real durante o trajeto, fornecendo informações sobre o trajeto. Também será possível integração com outros aplicativos. A pessoa poderá adicionar eventos no Google Agenda ou consultar notícias por voz.
Navegação por pontos de referência
Em vez de instruções como “vire à direita em 150 metros”, o app vai indicar locais visíveis, como “vire à direita depois do Restaurante X”. O sistema cruza informações do Street View e de milhões de lugares para deixar as orientações mais naturais.
Alertas privativos
Mesmo sem uma rota ativa, o Maps pode avisar sobre congestionamentos, bloqueios ou acidentes próximos, ajudando o motorista a evitar atrasos.
Lens com Gemini
O recurso de câmera do Maps também ganhou o toque do Gemini. Ao apontar o celular para um local, é possível descobrir o nome do lugar, saber por que é famoso e até perguntar “como é lá dentro?”.
Leia mais:
Veja 5 dicas de como usar o Gemini para estudar para o Enem 2025
IA na música: como a inteligência artificial vem sendo aplicada no mercado fonográfico
Quando chegarão essas novidades?
O recurso Gemini na navegação será liberado nas próximas semanas para todos os países onde o assistente está disponível, incluindo o Brasil. A novidade chegará tanto para Android quanto para iOS, e também será lançada em breve no Android Auto.
Já as demais funções, como navegação por pontos de referência, alertas proativos de trânsito e Lens com Gemini, estão sendo lançadas primeiro nos Estados Unidos. Ainda não há previsão da chegada desses recursos no Brasil.
*Com informações de Canal Tech






