ChatGPT vai detectar menores de idade e limitar conteúdo sensível para esses usuários

(Foto: Reprodução)
A OpenAI anunciou na terça (20/1) que começou a implementar mundialmente, inclusive no Brasil, um sistema de detecção de idade no ChatGPT. A partir de agora, quem for classificado como menor terá menos acesso a conteúdos sensíveis.
Um algoritmo vai ajudar a estimar se uma pessoa é maior ou menor de idade. A partir disso, caso não seja adulta, o sistema aplicará filtros.
Em comunicado, a empresa cita que vai limitar conteúdos potencialmente prejudiciais, incluindo violência gráfica, encenações sexuais ou violentas, representações de automutilação, desafios virais arriscados e conteúdos que promovem padrões extremos de beleza ou dietas pouco saudáveis.
Se alguém erroneamente for classificado como adolescente, a IA vai pedir uma selfie do usuário. Bastará a pessoa fazer uma verificação por meio de uma selfie dentro do próprio app, que usa a tecnologia da companhia Persona.
Leia mais:
OpenAI confirma: ChatGPT vai começar a exibir anúncios, até em plano pago
Levantamento aponta que ChatGPT ainda é IA mais acessada da web, mas Gemini avança
A empresa também aproveitou para lembrar que possui recurso de controle parental: Em Configurações, pais podem conectar-se a conta de filhos e determinar, por exemplo, um horário de silêncio e ainda receber alertas de segurança em determinas situações. Para acessar o controle é necessário ir Em Configurações e selecionar o menu Controles Parentais. Lá, selecione Adicionar membro da família.
A medida acontece em meio a recentes polêmicas envolvendo controle parental e acesso de menores a recursos de internet e IA: A Austrália, por exemplo, baniu totalmente o uso de redes sociais para menores de idade. Já o game Roblox implementou recentemente de limitação de funcionalidade para determinadas idades, o que gerou protestos online, inclusive no Brasil.
*Com informações de UOL (Tilt)






