As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Celulares Android passam a vir com “modo ladrão” ativado de fábrica a partir de dezembro

A função está disponível apenas para aparelhos com Android 10 ou superior
12/11/25 às 19:32h
Celulares Android passam a vir com “modo ladrão” ativado de fábrica a partir de dezembro

(Foto: Unplash)

A partir de dezembro, todos os novos celulares Android vendidos no Brasil vão chegar ao mercado com o “modo ladrão” ativado de fábrica. O Google anunciou a novidade nesta quarta-feira (12/11).

O recurso, lançado em maio de 2024 e chamado oficialmente de “Proteção contra roubo”, antes precisava ser ativado manualmente, o que ainda vale para modelos mais antigos. A função está disponível apenas para aparelhos com Android 10 ou superior.

O modo reúne duas ferramentas principais:

  • Bloqueio por detecção de roubo: usa inteligência artificial para travar a tela automaticamente quando o sistema percebe que o celular foi arrancado bruscamente das mãos do usuário.
  • Bloqueio remoto: permite bloquear ou apagar os dados do aparelho à distância, mesmo que o dono não lembre a senha da conta Google, em casos de furto ou assalto.

Segundo o Google, o sistema consegue identificar situações como fugas a pé, de bicicleta, moto ou carro. Quando o bloqueio é acionado, o celular exibe a mensagem: “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados.”


Leia mais

Nova classificação pode exigir do WhatsApp mais controle sobre conteúdo

Como fazer prompts criativos? Google dá dicas de como criar vídeos e fotos com IA


O Brasil foi o primeiro país do mundo a receber a função, em junho de 2024. Antes do lançamento, equipes do Android vieram ao país para entender como agem os criminosos de roubo de celular.

A ferramenta também está integrada à Polícia Militar de São Paulo, que desde o meio do ano usa o bloqueio remoto em casos de roubo ou furto. Já foram mais de 5 mil ativações autorizadas por vítimas.

O Google afirmou que está em conversas com forças de segurança de outros estados e que há interesse de outros países em adotar o sistema, mas não informou quais.

Como ativar o “modo ladrão” manualmente

Para quem tem celulares mais antigos, o recurso pode ser ativado seguindo estes passos:

  • Abra as Configurações do aparelho;
  • Vá em Google → Todos os serviços;
  • Selecione Segurança do dispositivo e Proteção contra roubo (ou apenas Proteção contra roubo);
  • Ative a opção Bloqueio de detecção de roubo.

Na mesma tela, também é possível habilitar o Bloqueio de dispositivo offline e o Bloqueio remoto.

*Com informações do G1