35.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Amazonas, Rio de Janeiro e Acre lideram o ranking da tuberculose no Brasil

Publicado em:

- Anúncio -

Hoje, dia 24/03, é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose, que se destina a chamar atenção para a doença no mundo todo. No Brasil, o ministério da Saúde divulgou os novos dados da tuberculose no país.

Em 2021, foram registrados 68.271 casos novos de tuberculose. Em 2020, foram registrados 68.939 casos novos – houve uma pequena queda. Em 2020, ocorreram 4.543 mortes pela doença, sendo que em 2019 foram registrados 4.532 óbitos.


Leia mais:

Casos de tuberculose aumentam 12% após retomada de diagnósticos no Amazonas

Redução de cobertura vacinal em Manaus pode facilitar retorno de doenças entre público infantil


Pelas estatísticas, Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima são os estados que apresentam os maiores índices da doença. Em relação à mortalidade, Rio de Janeiro, Acre e Amazonas lideram o ranking.

Os dados do ministério mostram que, na comparação com os anos anteriores da série histórica nos anos de 2020 e 2021, foi observada queda acentuada na incidência de tuberculose. Homens com idade entre 20 a 34 anos apresentaram quase três vezes mais risco de adoecimento na comparação com mulheres na mesma faixa etária.

Para pacientes com HIV, a coinfecção com tuberculose é a principal causa de óbitos. Segundo o ministério, 52.471 pessoas com a doença realizaram testagem para o HIV em 2021. Os dados apontam que 2.631 pessoas com a coinfecção realizam o tratamento antirretroviral. O Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentaram as maiores proporções de coinfecção entre tuberculose e HIV.

A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. É transmitida por via respiratória, através da tosse, fala ou espirro de pessoa infectada. Ela não é transmitida por objetos compartilhados. O tratamento, que dura no mínimo seis meses, se dá por meio de quatro medicamentos, rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.

Com informações de Agência Brasil e CNN Brasil.
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no X

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -